Brasil, 21 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Festa da Família substitui comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais

Colégio Parthenon Campinas aposta na quebra do paradigma e utiliza o evento para trabalhar valores como afetividade, amor, compartilhamento, felicidade e respeito, amizade, segurança, confiança e alegria.

Apesar de o Dia das Mães e do Dia dos Pais carregarem apelos emotivos e comerciais, o Colégio Parthenon Campinas, valorizando todo o núcleo familiar que caracteriza muitas famílias da atualidade, substitui as tradicionais datas pela Festa da Família. Não se trata de apologia à diversidade sexual, mas sim de uma valorização de todos os integrantes de uma família que colaboram com a construção da inteligência emocional da criança.

“Entendemos que o amor em família acontece de forma verdadeira no dia a dia, sendo vivenciado não só entre pais e filhos, mas também, entre outros personagens muito importantes na construção do alicerce emocional das crianças. Desta forma, apostamos na quebra do paradigma e utilizamos a tradicional data da Festa da Família para trabalhar com as crianças, valores como afetividade, amor, compartilhamento, felicidade e respeito, amizade, segurança, confiança e alegria”, explica o diretor Carlos Romir Trindade Silva.

Avôs, avós, tios, tias, irmãos, irmãs, madrinhas, padrinhos, primos, primas, babás, amigos mais próximos, padrastos, madrastas, também precisam ser lembrados, homenageados e valorizados, pois, muitas vezes, têm participação ativa e fundamental no desenvolvimento das crianças de forma geral.

Carlos Trindade Silva conta que a ideia surgiu após alguns problemas que a escola já teve produzindo festas individuais. “Criamos a Festa da Família pensando no bem-estar dos alunos. Existem crianças que são cuidadas por avós, por tios e há aquelas que têm pais separados ou até falecidos. Então, começamos a trabalhar o conceito de comunhão e amor familiar no qual todos aqueles considerados família são bem-vindos para participar da comemoração e passar um tempo com seus queridos”.

A festa, realizada no último sábado, 06 de maio, trabalhou temas relacionados aos valores de uma família com foco no maior sentimento de todo e qualquer relacionamento: o amor. Cada uma das séries refletiu sobre um “valor familiar” como afetividade, compartilhamento, compromisso, felicidade, perdão, amizade, segurança, respeito, esperança e superação. O evento foi encerrado com um delicioso piquenique comunitário, com a participação de todas as famílias.

Sobre Colégio Parthenon

O Colégio Parthenon Campinas está situado na rodovia Heitor Penteado, 2001/2051, na entrada do Distrito de Sousas, e atende alunos do berçário ao Fundamental. O programa educacional adotado é baseado no conceito Leaders School que objetiva despertar nos alunos habilidades e competências diferenciadas para a construção do “eu” e a sua relação sadia com o “outro” e com o mundo.

Desta forma, o programa vai além dos horizontes limitados dos currículos convencionais, dos livros didáticos e das provas padronizadas. Para ser referência em educação, o Colégio estimula as capacidades e habilidades de cada educando para que se tornem pessoas éticas, responsáveis, autônomas e solidárias, críticas e criativas e que, assim, possam influenciar positivamente o mundo para que ambos, em sua inter-relação, se tornem cada vez melhores.

O foco é na formação integral do Ser. Além disso, as atividades multidisciplinares permitem que os alunos ampliem seus conhecimentos e desenvolvam habilidades e características essenciais ao ser humano.

As aulas - como Robótica (em parceria com a Lego Education), Inglês (com carga horária especial e material Cambridge), Espanhol, Filosofia, Música, Artes, Capoeira, Ballet, Culinária, além dos projetos como “alimentação saudável”, “horta”, “sustentabilidade”, “incentivo à Leitura”, “conhecimentos em cultura local e mundial”, “educação financeira”, “cultura da paz” e “prática de meditação escolar” - permitem maior abrangência de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao cidadão do século XXI.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::