Brasil,

Educadora esclarece mitos que envolvem o ensino bilíngue

O ensino infantil bilíngue ainda 'intriga' alguns pais, temerosos que os filho se confunda ou tenha dificuldades com o idioma materno. Educadora especialista em bilinguismo tranquiliza: "É possível ensinar a criança sem qualquer risco em seu desenvolvimento e prepará-la muito bem para o futuro"

Muitos pais desejam que seus filhos sejam educados em uma escola bilíngue, mas temem que a criança tenha alguma dificuldade de aprendizado por estar sendo alfabetizada em dois idiomas. “Este é um dos mitos que se criou em torno do ensino bilíngue que não faze sentido. É possível ensinar a criança sem qualquer risco em seu desenvolvimento e prepará-la muito bem para o futuro”, explica a educadora Katarina Bergami, Coordenadora Educacional da Faces Bilíngue, escola situada no bairro de Higienópolis, em São Paulo, que há quase 20 anos educa crianças dos 4 meses aos dez anos.

Com base em sua experiência, Katarina listou os principais mitos que envolvem o ensino bilíngue e faz alguns esclarecimentos sobre o tema:

Uma criança de dois anos não tem condições de aprender um idioma.

A capacidade de aprender novas línguas é bastante aguçada entre os dois e quatro anos de idade. A criança responde rapidamente aos estímulos e aprende de forma natural.

Estudos mostram que é necessário desenvolver a capacidade de raciocínio e concentração da criança nas primeiras faixas etárias da vida. Desta maneira, você ativa o cérebro e o estimula em sua plena capacidade de raciocínio para toda a vida.

Por isso, a partir de 1 ano e oito meses aproximadamente, já é possível iniciar o ensino bilíngue. É extremamente aconselhável que se ensine inglês às crianças desde bem cedo, para que se evite o sotaque, os vícios de linguagem e o segundo idioma seja aprendido sem qualquer dificuldade, de maneira tão natural quanto o primeiro idioma.

Não consigo imaginar como meu filho, que acabou de entrar na escola, vai aprender Inglês.

O aprendizado do inglês acontece pela imersão, ou seja, por meio da realização de atividades em língua inglesa - música, artes, culinária, vídeo, dramatização e cultura brasileira. Os pequenos vão aprendendo de forma lúdica, natural, movidos por sua curiosidade e estimulados pelo ambiente, que deve favorecer este aprendizado.

A criança fará confusão com a língua materna.

No ensino bilíngue, a comunicação entre alunos e professoras é exclusivamente em inglês, o que torna a aquisição de linguagem algo natural. O ambiente também oferece às crianças todos os estímulos e oportunidades para que elas se expressem utilizando este novo idioma. A criança não faz nenhuma confusão entre os idiomas porque o professor de inglês é um e o de português é outro. Ela liga o tipo de comunicação à pessoa.

O aluno da escola bilíngue pode ter problemas e dificuldades na fase de alfabetização.

Pelos estímulos que as crianças encontram à sua volta – em casa, nas ruas, na mídia – , é natural que a alfabetização seja iniciada em língua portuguesa, que é a língua materna. Porém, à medida que esta vai sendo concluída, a alfabetização em inglês já pode ser introduzida. Há um tempo correto para cada idioma, o que evita eventuais problemas. As regras gramaticais são ensinadas separadamente.

Sobre Katarina Bergami e a Faces Bilíngue

A educadora Katarina Bergami - Coordenadora Educacional da Faces Bilíngue -
é paulistana, descendente de pai húngaro (da Transilvânia, atual Romênia) e mãe alemã. Fala, lê e
escreve húngaro e alemão fluentemente, assim como o Inglês. Estudou na Escola Waldorf Rudolf Steiner, em São Paulo. Graduou-se em 1982 em Química, pelo Mackenzie. Tem Mestrado em Psicopedagia pela Leibniz Universität Hannover - School of Education (concluído em 1986). Em 1997, realizou o sonho de ter sua escola de educação infantil construtivista, com muitas ideias oriundas da escola Waldorf. Nascia a Carinha de Anjo, que atualmente se chama Faces – uma escola bilíngue de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Katarina coordena as atividades pedagógicas e educacionais.

A Faces Bilíngue é uma escola situada no bairro de Higienópolis, em São Paulo, que atende crianças do berçário (a partir dos 4 meses) ao 5º ano. Com metodologia Sócio-Construtivista, a Faces oferece aos alunos a programação pedagógica pela manhã e atividades eletivas no período da tarde, como inglês, natação, robótica, balé, judô, música, teatro e muitas outras para o desenvolvimento pleno de seus alunos - www.faces.net.br .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo