Brasil,

Por que as crianças precisam de rotina?

Para a psicóloga Maria Drummond Gruppi, quando as coisas saem da ordem, a tendência é que os pequenos se desorganizem emocionalmente.

Criança precisa de rotina. E adultos também! Para a psicóloga e pedagoga Maria Drummond Gruppi, diretora da escola infantil Ponto Omega, em São Paulo, os hábitos garantem que elas não sejam pegas de surpresa. "É claro que não há como garantir que toda a vida seja pautada por eventos que aconteçam sempre da mesma maneira, mas os mais importantes, do nosso dia a dia, deveriam, sim, se enquadrar dentro de uma expectativa do que irá acontecer", diz ela. "Devemos nos lembrar de que a criança não tem poder de decisão".

Na primeira infância, diz Maria, escolher causa angústia nos pequenos. Por esta razão, eles precisam saber e sentir que existe alguém decidindo por eles. Na escola, assim como em casa, a pedagoga diz que é importante que a criança esteja a par do que ela irá fazer naquele dia para que possa se preparar. Como será o seu dia? Ela vai poder assistir desenhos na TV ao chegar em casa? O jantar vem antes ou depois do banho? "São perguntas que precisam ser respondidas todas as manhãs", diz Maria.

Segundo ela, a criança também precisa ter momentos de ociosidade. Mas esses momentos também fazem parte da rotina. "Ela pode ter liberdade para brincar com coisas de sua preferência, desde que sejam coisas permitidas pelos pais e no horário determinado por eles", diz Maria, com uma ressalva. "As crianças pequenas não toleram atividades com mais de 30 minutos".

Pais organizados, diz Maria, também são mais produtivos e este comportamento acaba sendo transmitido às crianças, simplesmente porque eles não sabem ser de outro jeito que não aquele. Por outro lado, diz a pedagoga, é impossível que pais que não têm rotina exijam que os filhos tenham uma! "Quando as coisas saem da ordem, a tendência é que os pequenos se desorganizem emocionalmente".

O ideal, portanto, segundo a pedagoga, é de que a criança tenha uma rotina nem tão rígida, nem imensamente tolerante. "Fugir da rotina de vez em quando, tudo bem, mas que seja uma exceção e não a regra da casa e da escola! As crianças precisam ter tranquilidade para crescer e aprender".

Sobre o Ponto Omega
Instalado há mais de três décadas em uma espaçosa casa no bairro dos Jardins, em São Paulo, o Ponto Omega – Centro de Cuidados Infantis Bilíngue – é considerado referência em berçário e educação infantil. A escola, que atende crianças de três meses a seis anos, conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e a assessoria de especialistas em áreas como fisioterapia, infectologia e nutrição. Tudo funciona sob a coordenação e o olhar atento de Maria Guimarães Drummond Gruppi. Formada em pedagogia e em psicologia pela PUC de São Paulo, Maria é especialista em primeira infância. Com pós-graduação em Clínica Interdisciplinar com Bebês, tem diversos cursos na área, como o Brincar na Constituição do Sujeito, e a Intervenção Precoce, ambos pelo Instituto SEDES Sapientiae.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo