Logo
Imprimir esta página

Férias: é hora de sair da frente das telas! Educadores físicos dão dicas para atividades em todas as idades

Apesar do frio, é possível aproveitar o tempo para brincar e se exercitar com os amigos ou em família

As férias de julho estão chegando e, com elas, o frio. Crianças e adolescentes em casa é sinal de maior uso das telas. Já é confirmado que os prejuízos são muitos, inclusive de desenvolvimento e até depressão grave.

Mau humor, agressividade, ansiedade são marcas fortes de quem usa excessivamente tablets e celulares. Mas é possível aproveitar os dias para movimentar o corpo e ainda se divertir.

O professor da Educação Infantil do Colégio Divino Salvador, de Jundiaí (SP), Romário Mateus, explica que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças até 5 anos devem brincar pelo menos 3 horas por dia para o bom desenvolvimento.

Já para os maiores, Daniel Durigati, professor do Ensino Médio, explica que apesar do foco no vestibular e nas provas do final do ano, é importante manter a mente sã com outras atividades para aliviar a pressão do período.

Confira algumas dicas para que as férias sejam animadas, quentes e divertidas para todas as idades:

- Para os pequenos, caça ao tesouro é uma brincadeira que incentiva a interação entre a família. Os pais leem as pistas e vão orientando os filhos com dicas.
- Caminhada e passeio ciclístico com os responsáveis ajudam no desenvolvimento das crianças, além de auxiliar na saúde física e emocional.
- Ainda com as crianças, aproveitar os espaços interativos da cidade como o Sesc, e outros lugares ao ar livre para brincar com bolas, cordas, bambolês.
- Outra dica, principalmente se os pais não terão o período livre com os filhos, é aproveitar os cursos de férias. Os alunos do Colégio Divino Salvador, por exemplo, terão a oportunidade de interagir com outras crianças da mesma faixa etária, aproveitando o espaço e a estrutura da escola e com a supervisão de profissionais qualificados.
- Já para os maiores, uma boa ideia é convidar os pais para um passeio na Serra do Japi, fazer uma caminhada, conversar sobre outros assuntos e distrair a mente enquanto exercita.
- Aproveitar os espaços que a cidade oferece, como o Mundo das Crianças em Jundiaí (SP), se reunindo com amigos e colegas para a prática de esportes como futebol de areia, basquete, vôlei e ciclismo.

Os professores ressaltam que é importante dedicar um período do dia para as atividades físicas e, de preferência, na companhia dos responsáveis. “Pais ativos, filhos ativos”, reforça o professor Romário.

Sobre o Colégio Divino Salvador

Há mais de 65 anos o Colégio Divino Salvador ensina crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

Com uma proposta pedagógica que visa formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais, compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente, que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor e que respeitem as diversidades humanas e culturais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto