Logo
Imprimir esta página

Terceiro eixo da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens dará atenção individualizada a estudantes e suas famílias

Estudos demonstram que dentre as estratégias com maior evidência de impacto na educação está o processo de personalização das aprendizagens

O terceiro eixo da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens visa empregar atenção individualizada aos estudantes e às suas famílias a partir dos dois primeiros eixos da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, que preveem o alinhamento estratégico dos sistemas de ensino; e o reengajamento dos estudantes para garantir o acesso e a permanência na escola.

A identificação das lacunas de aprendizagem e a recuperação dessas perdas causadas pela pandemia são de extrema importância. Dessa forma, a partir dos resultados da Avaliações Diagnósticas e Formativas, a estratégia pedagógica concretiza-se com a reorganização dos estudantes em grupos com dificuldades similares de aprendizagem e com a realização de acompanhamento individualizado, utilizando material pedagógico adequado, sob a orientação de profissionais especialmente formados para essa finalidade.

A realização dessas avaliações em larga escala em território nacional ocorre por meio da Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas. Essa ferramenta está disponível para todas às redes e escolas brasileiras, e disponibiliza avaliações para mapeamento das aprendizagens com devolutivas quanto ao desempenho dos estudantes.

Esse processo é fundamentado em estudos científicos(?) que demonstram que dentre as estratégias com maior evidência de impacto está o processo de personalização das aprendizagens. Trata-se de uma abordagem que adequa o processo de ensino aos níveis de aprendizagem dos estudantes, previamente identificados. Nesse contexto, o acompanhamento personalizado da aprendizagem é desenhado para lidar com crianças e jovens que, mesmo progredindo de um ano para outro, apresentem dificuldades sistemáticas em habilidades fundamentais.

Além do desenvolvimento cognitivo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também traz em destaque o trabalho escolar para o aprimoramento de competências socioemocionais. Os diagnósticos mais recentes demonstram que o cuidado com as emoções e o convívio social devem dominar a pauta da recuperação das aprendizagens, especialmente por conta do isolamento social. Assim, o terceiro eixo contempla ações que promovam a saúde emocional e o desenvolvimento de competências socioemocionais de profissionais da educação e de estudantes, e ainda, incentiva o envolvimento das famílias.

Diante disso, os objetivos do terceiro eixo são:

Articular ações para promover priorização curricular, metodologias educacionais, métodos de avaliação e estratégias personalizadas destinadas ao processo de ensino e aprendizagem;

Aplicar Avaliações Diagnósticas e Formativas a docentes e a gestores educacionais, com vistas ao acompanhamento de cada discente;

Disponibilizar recursos e tecnologias educacionais fundamentados em evidências científicas a docentes e a gestores educacionais;

Desenvolver estratégias motivacionais e competências socioemocionais nos discentes; e

Fortalecer as relações entre família e escola.


Entre os benefícios esperados estão a aceleração de aprendizados cognitivos, o aumento na competência socioemocional de docentes e estudantes e um maior envolvimento de famílias e comunidade escolar com os processos educacionais.

Conheça os outros eixos da Política Nacional de Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica:

- 1º Eixo – Alinhamento estratégico dos sistemas de ensino;

- 2º Eixo – Acesso e Permanência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto