Logo
Imprimir esta página

Projeto do Colégio Sepam incentiva cultivo de horta entre alunos

Projeto do Colégio Sepam incentiva cultivo de horta entre alunos

Iniciativa permite que crianças plantem, cuidem e consumam as hortaliças e temperos cultivados no espaço

Desenvolver a resiliência, a paciência, o gosto pelo cultivo de plantas e os cuidados com a natureza são alguns dos benefícios que os alunos da Educação Infantil do Colégio Pontagrossense Sepam recebem com o projeto Horta Escolar, que em 2022 completa 11 anos de existência. Contando com a parceria de acadêmicos de Agronomia, o projeto vem gerando frutos para as crianças, que plantam, cultivam e consomem os alimentos produzidos na instituição.

“O objetivo do projeto é que os alunos acompanhem o desenvolvimento das plantas; entendam todos os cuidados necessários para o amadurecimento das hortaliças, temperos e flores; e realizem comparações entre a evolução da muda e da semente. Com isso, desenvolvem a paciência, já que precisam esperar para ver uma planta crescer a partir de uma semente plantada na terra”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio, Kátia Gisele Costa.

Diariamente, os estudantes regam e limpam os canteiros, além de receberem semanalmente uma orientação técnica sobre o cultivo de mudas e sementes, por meio de uma parceria com alunos de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No espaço, são plantadas flores e também temperos e hortaliças, que são introduzidos nas refeições dos alunos envolvidos com o projeto.

A Horta Escolar integra os projetos pedagógicos da Educação Infantil. Semestralmente, uma turma fica responsável pelo cuidado do espaço. Ao fim de cada período, as flores cultivadas são entregues às famílias dos estudantes, o canteiro é renovado e a terra tratada para que novos alunos possam realizar as atividades no local.

“Hoje em dia, as crianças têm pouca convivência com o ambiente rural. Muitas delas nunca pensaram a respeito do cultivo de um legume, por exemplo. Nunca se perguntaram como foi que a salada chegou até a mesa. Então, poder plantar um brócolis, uma cenoura, acompanhar o desenvolvimento, colher, levar para o refeitório e comer sabendo que elas mesmas plantaram é uma satisfação e as deixam maravilhadas com a experiência”, finaliza Kátia.

Sobre o Colégio Sepam

Fundado em 1939 na cidade de Ponta Grossa (PR) pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui uma unidade em Ponta Grossa e outra na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993. Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional - o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de dez mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto