Logo
Imprimir esta página

Curso de Inclusão Digital para o público 60+

Inscrições a partir do dia 26 de maio. Vagas limitadas.

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza, de 21 de junho a 17 de julho, o curso Inclusão Digital 60+: Um direito de todos. Direcionado para o público com mais de 60 anos, o curso visa ao desenvolvimento tecnológico por meio do uso de smartphones, a fim de democratizar o acesso à informação, auxiliar na inclusão digital e social, proporcionar conhecimentos e facilitar o dia a dia. A partir, de aulas teóricas e práticas, oferece conteúdo desde funções básicas, aplicativos e interações nas redes sociais.

Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, a participação e o acesso às tecnologias de comunicação da informação (TIC) torna-se essencial para a realização de tarefas cotidianas. O objetivo desse curso é promover o letramento digital do público com mais de 60 anos, visando o fortalecimento de capacidades e o desenvolvendo de novas habilidades para o uso seguro, crítico e consciente da tecnologia. A proposta inicia com a aprendizagem das funções básicas, o uso de aplicativos, e-mail, redes sociais, discussões sobre compartilhamento consciente e termina com a utilização de ferramentas para produção de cartões, convites e álbum de fotos.

Programa

Aula 1 - Apresentação e Discussão do Cronograma e Regras de Convivência

O primeiro encontro é destinado a discussão do Cronograma previamente elaborado, porém aberto a mudanças de interesse do grupo pensando sempre em uma aprendizagem significativa com a participação e interesse dos alunos.

Aula 2 - Netiquetas, conceitos básicos e Wifi

Aborda conceitos básicos sobre tecnologia, palavras utilizadas, movimentos e gestos para o manuseio dos smartphones.

Aula 3 - Que linguagem é essa?

Desmistificando as configurações, trabalha com a tela inicial, ícones, organização, teclado virtual, emojis, figurinhas.

Aula 4 - Eu criei o meu próprio e-mail, e você?!

Desvendando a criação dos e-mails.

Aula 5 - Aplicativo, App, o que é isso?

Entender o que é isso, como baixar, instalar, desinstalar, e porque desconfiar de um aplicativo. Atividades práticas em grupo. Levantamento dos aplicativos de interesse do grupo para a próxima aula

Aula 6 - Qual aplicativo te interessa? Vamos trabalhar nele.

Funcionalidades dos aplicativos selecionados pelos alunos na aula anterior

Aula 7 - Redes Sociais

O que são redes sociais, como funcionam, quais seus objetivos, como garantir minha segurança? Qual a experiência de vocês?

Aulas 8, 9 - WhatsApp, ou melhor, "Zap Zap" para os íntimos!

Iniciaremos com o WhatsApp. Muitas são as funcionalidades disponíveis nessa ferramenta. Sabemos que o "Zap Zap" é a rede social mais utilizada pela população brasileira, vamos explorar e aprender a usá-la de forma responsável e segura.

Aula 10, 11 - Instagram, Facebook - Qual o seu perfil?

Sugestões de redes sociais para discussão, dúvidas, usabilidade.

Aula 12 - Youtube - Tutoriais - Posso confiar?

Entender como funciona o Youtube e o que são os tutoriais. Utilizaremos a ferramenta na prática.

Aula 13 - Não seja cobaia!

Vamos conversar sobre Fake News e Compartilhamento Consciente Desenvolver um olhar crítico e consciente sobre a tempestade de informações que recebemos constantemente. Como não ser cúmplice desse processo de Fake News.

Aula 14, 15 - Álbum de fotos, cartão de comemoração, isso é fácil!!

Apresentação de ferramentas para elaboração de cartões de aniversário, de comemoração, álbum de fotografias personalizados etc.

Com

Lilian Cliquet, fonoaudióloga, especialista em Audição e Gerontologia, mestre em Ciências - EACH|USP, doutoranda em Gerontologia - Unicamp; membro do Vigilantes da Memória; coordenadora de Projetos Sociais para o público 60 +; membro da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGtec); integrante do Vigilantes da Memória e do Grupo USP60+ : Idosos On-line - Universidade Aberta à Terceira Idade | EACH- USP.

Gabrielly Soares, graduanda do curso de Gerontologia da EACH/USP. Atual Diretora de Comunicação do Centro Acadêmico de Gerontologia e atua na oficina dos idosos online do Programa USP60+ Universidade Aberta a Terceira Idade da EACH-USP.

Serviço:

Inclusão Digital 60+: Um direito de todos

De 21/6 a 19/7, terças, quintas e sábados, das 10h às 12h30. Exceto dia 9/7

Preços: R$ 60,00 / 30,00 / 18,00

Presencial. Inscrições na Central de Atendimento ou pelo site sescsp.org.br/cpf

Recomendamos o uso de máscara. O acesso às unidades do Sesc está sujeito a legislação municipal referente à COVID-19.

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SP
sescsp.org.br/cpf

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Bela Vista – São Paulo - SP
Tel: 3254-5600.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto