Logo
Imprimir esta página

CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado nas áreas de exatas e de ciências básicas

As inscrições vão até junho e as aulas começam no segundo semestre

Oito programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado Stricto Sensu, com aulas começando em agosto de 2022.

Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais
Engenharia de Produção
Informática
Matemática
Química

Os detalhes completos a respeito das inscrições para cada um dos programas do CTC/PUC-Rio podem ser obtidos na página da Coordenadoria Central de Pós-graduação (CCPG): https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab1.

A Pós-Graduação da PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, onde os candidatos podem requerer bolsas CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos do próprio departamento, dependendo da classificação no processo de seleção. A concessão depende da disponibilidade de bolsas no período e das regras internas de distribuição de bolsas.

Considerado um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil segundo a última avaliação da CAPES (2013-2016), quatro programas do CTC/PUC-Rio têm nota máxima (sete): Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Informática e Matemática. A Engenharia Civil é nota seis (considerada de excelência) e, se mantendo na elite acadêmica nacional, os programas de Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais, Engenharia de Produção e Química são nota cinco.

O CTC/PUC-Rio tem em torno de 1.200 alunos de pós e aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados. Seu corpo docente é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil. A qualidade de ensino do CTC/PUC-Rio tem sido confirmada ano a ano nos rankings mundiais da Times Higher Education.

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2022 – Conceito 6 na CAPES
O programa possui duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. A área de Geotecnia conta com cinco linhas de pesquisa: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Já a área de Estruturas possui nove linhas de pesquisa divididas em: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia, Métodos Variacionais e Computacionais.

Engenharia Elétrica – Inscrições até 26/06/2022 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES
O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio está entre os três únicos em todo Brasil que conquistaram nota máxima na última avaliação da Capes. Os interessados aos títulos de mestre ou doutor podem se candidatar a uma das cinco áreas de concentração oferecidas no programa: 1) Eletromagnetismo Aplicado, 2) Métodos de Apoio à Decisão, 3) Processamento de Sinais, Automação e Robótica, 4) Sistemas de Comunicações e 5) Sistemas de Energia Elétrica.

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/06/2022 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES
O Programa de pós-graduação da Engenharia Mecânica da PUC-Rio está entre os melhores do Brasil e conquista desde 2004 a nota máxima da CAPES, sendo considerado de Excelência. Além disso, o programa e a Universidade se destacam pela colaboração com a indústria e com parceiros internacionais. Os cursos de mestrado e doutorado do programa são divididos em três áreas de concentração: 1) Mecânica Aplicada, 2) Petróleo e Energia e 3) Termociências, que somam oito linhas de pesquisa. Os candidatos devem optar por uma destas três áreas no momento da inscrição, que é gratuita. A seleção será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação.

Engenharia de Produção – Inscrições 17/06/2022 - Conceito 5 na CAPES
O programa de pós-graduação passou por uma recente reformulação e conta agora com duas áreas de concentração: Operações e Negócios em Engenharia, com as linhas de pesquisa em Gestão de Operações e Gestão de Negócios; e Pesquisa Operacional, com as linhas de pesquisa em Algoritmos e Otimização; Métodos Estatísticos e Analytics.

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais – Inscrições até 30/06/2022 – Conceito 5 na CAPES
Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração: Engenharia Química (AEQ), Materiais e Nanotecnologia (AMN) e Processos Ambientais (PAM), cada uma delas contemplando três Linhas de Pesquisa: AEQ - Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos; Processos Químicos e Catálise; Processos Mínero-Metalúrgicos; AMN - Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais; Desempenho e Integridade dos Materiais; Engenharia Microestrutural; PAM - Química Verde; Tratamento de Águas e Efluentes Industriais; Tratamento de Resíduos.

Informática – Inscrições até 08/07/2022– Conceito 7 (nota máxima) na CAPES
O programa foi duplamente pioneiro na área de computação no Brasil: o primeiro a ser criado e o primeiro a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003 — nota que tem sido mantida desde então. Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever em uma das dez áreas de concentração: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação. Cada área de concentração apresenta diversas linhas de pesquisa, como Jogos e Entretenimento Digital; Visualização 3D; Engenharia de Software Experimental; Computação Móvel; e Redes de Alta Velocidade; Bioinformática e Inteligência Artificial, entre outras.

Matemática – Inscrições até o dia 27/06/2022 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES
Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece sete linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Química – Inscrições até 30/06/2022 – Conceito 5 na CAPES
O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com vinte vagas para o curso de mestrado e dez para doutorado. Profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins podem optar entre as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto