Logo
Imprimir esta página

Encontro aberto com a escritora santista Anna Clara de Vitto aborda biografia, autoficção e poesia

“Escrita de si: biografia, autoficção e poesia” é tema de encontro introdutório para oficina promovida pelo portal Fazia Poesia; evento gratuito acontece no sábado, dia 29/1

No próximo sábado, dia 29/1, às 9h, a poeta santista Anna Clara de Vitto ministrará um encontro introdutório sobre o tema “Escrita de si: biografia, autoficção e poesia”, via programa de oficinas do portal Fazia Poesia. O evento — aberto, gratuito e com vagas limitadas — é uma introdução para a primeira oficina de 2022 promovida pelo portal, que acontece nas duas últimas semanas de fevereiro.

Com o mesmo tema do encontro aberto, a oficina pretende abordar com mais profundidade os fundamentos teóricos e práticos essenciais para a construção da linguagem poética, que serão analisados em conjunto com o estudo da autobiografia e da autoficção — assuntos que têm despertado grande interesse e suscitado vívidos debates na literatura contemporânea. Annie Ernaux, Carolina Maria de Jesus, Marguerite Duras, Adília Lopes, Sylvia Plath e Audre Lorde estão entre as referências bibliográficas literárias elencadas pela ministrante, autora de Água indócil (Urutau, 2019) e Meada (ed. da autora, 2019).

A oficina será dividida em quatro encontros de duas horas, que serão realizados nos dias 16, 19, 23 e 26 de fevereiro, de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas via Sympla (https://bit.ly/oficinaescritadesi). A turma conta com limite de 25 vagas. O evento é destinado para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o próprio repertório criativo a partir da investigação das formas literárias autorreferenciais.

No primeiro encontro, os participantes irão conhecer algumas noções de autoria em literatura e instrumentos de linguagem que podem ser postos a serviço do autor na poesia. O segundo dia será dedicado à escrita autobiográfica, em um panorama histórico. A autoficção e algumas de suas teorias serão tópicos abordados no terceiro encontro. Já no quarto e último encontro, haverá a apresentação e análise dos exercícios práticos realizados ao final de cada troca. Os resultados serão publicados em um artigo de exposição no portal Fazia Poesia.

“Acreditamos que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas”, destaca Alex Zani, editor-chefe da Fazia Poesia, portal independente de poesia contemporânea que reúne conteúdo e poetas para milhares de leitores.

O programa de oficinas do portal Fazia Poesia nasceu com o objetivo de incentivar a criação e a produção poética de maneira colaborativa, especialmente, através das diversas possibilidades e tensionamentos que a poesia atinge. Em 2022, serão realizadas duas oficinas a cada bimestre. As próximas estão previstas para ocorrer em abril e junho, relacionando os temas memória, estranheza e poesia, com a escritora mineira Thaís Campolina, e os vínculos entre a psicanálise e a poesia, com a escritora e ilustradora paulista Isabela Sancho.

Sobre a ministrante

Anna Clara de Vitto é natural de Santos (SP). É poeta e autora de Água indócil (Urutau, 2019) e Meada (ed. da autora, 2019). Desde 2017, integra a coordenação do Clube da Escrita para Mulheres, fundado pela escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes. Em 2018, concluiu o Curso Livre de Preparação do Escritor — CLIPE (Módulo Poesia), oferecido pela Casa das Rosas, em São Paulo. Em 2019, pela mesma Casa, concluiu o curso Poesia Expandida. Possui poemas publicados em diversas revistas literárias e fez parte da equipe de poetas do portal Fazia Poesia. Além das publicações esparsas, ministra oficinas de poesia e participa de saraus, performances poéticas, podcasts, leituras e mesas de debate.

AGENDA

JANEIRO

Encontro aberto “Escrita de si: biografia, autoficção e poesia”, com Anna Clara de Vitto, do programa de oficinas do portal Fazia Poesia
Quando: 29 de janeiro, às 9h
Inscrições: gratuitas, via Sympla
Mais informações: https://bit.ly/encontroaberto1

FEVEREIRO

Oficina “Escrita de si: biografia, autoficção e poesia”, com Anna Clara de Vitto, do programa de oficinas do portal Fazia Poesia
Quando: 16, 19, 23 e 26 de fevereiro
Inscrições: pagas, via Sympla
Mais informações: https://bit.ly/oficinaescritadesi e faziapoesia.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto