Logo
Imprimir esta página

Escola superior de ciência do CNPEM tem 72,6% candidatos vindos da rede pública

Com total de 943 inscritos de todas as regiões do País, relação é de 24 estudantes por vaga; última etapa do processo seletivo será em fevereiro

A Ilum Escola de Ciência, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), recebeu um total de 943 inscrições na primeira etapa do processo seletivo para a sua primeira turma. Financiada pelo Ministério da Educação (MEC), a escola oferece um único curso superior gratuito em nível de graduação, o bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação, com 40 vagas e início das aulas em 3 de março. Mais de 70% dos candidatos inscritos estudaram em escolas públicas.

O objetivo da Ilum é formar, em três anos, uma nova geração de cientistas e pesquisadores de forma interdisciplinar, para que sejam capazes de formular questões e resolver problemas a partir do conhecimento integrado dos vários campos científicos.

Para atingir esse objetivo, a escola adota um modelo inovador de ensino, baseado em metodologias pedagógicas participativas e ativas, e no incentivo à pesquisa desde o início do curso, com acesso aos laboratórios didáticos avançados da escola e imersões no ambiente científico do CNPEM já a partir do primeiro semestre.

O processo de seleção também não segue o tradicional modelo de vestibular. Três itens são considerados para a seleção dos 40 alunos que serão aprovados: manifestação de interesse no estudo de ciência, classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e entrevista individual. Metade das vagas será reservada a estudantes vindos de escolas públicas.

As inscrições foram abertas na primeira semana de outubro do ano passado e se encerraram no dia 15 de dezembro de 2021. Nessa primeira fase, os inscritos preencheram um formulário com seus dados e redigiram uma carta dizendo por que querem estudar ciência e cursar a Ilum.

Essa manifestação de interesse já foi analisada pela comissão de avaliação da escola. A partir da nota obtida nesta etapa e da classificação no Enem, serão pré-selecionados 200 candidatos para a fase final, em que os candidatos serão entrevistados um a um. A nota final será composta pela manifestação de interesse (23%), nota do Enem (38,5%) e entrevista (38,5%).

As entrevistas serão realizadas de forma remota (on-line) entre os dias 21 e 24 de fevereiro, e a lista dos convocados será divulgada a partir de 25 de fevereiro por e-mail enviado aos selecionados e também pelo site da Ilum (https://ilum.cnpem.br/).

“Ficamos muito felizes com a grande procura de jovens buscando um curso de ciência interdisciplinar, baseado em um programa pedagógico inovador. No primeiro ano, temos 24 candidatos por vaga; está acima da maioria dos cursos oferecidos por nossas universidades”, destaca Adalberto Fazzio, Diretor da Ilum.

Perfil dos candidatos

A maior parte dos candidatos inscritos, 685 (72,6%), cursou o Ensino Médio em escolas públicas: 506 deles em cursos regulares e 179 em colégios técnicos. Estudantes da rede particular somam 258 inscritos: 227 vindos de cursos regulares e 31 de escolas técnicas privadas.

Do total, 554 (58,7%) são do gênero masculino, 380 (40,3%) do gênero feminino, 5 (0,5%) preferiram não informar e 4 (0,4%) declararam outros gêneros. A maioria está na faixa dos 18 anos.

Concorrem a uma das 40 vagas estudantes de todas as regiões do País. São Paulo foi o Estado que teve o maior número de inscritos (53,4%), seguido de Minas Gerais (6,6%), Rio de Janeiro (5,2%), Distrito Federal (4,7%), Bahia (4,6%), Pernambuco e Amazonas (2,4%, cada), Pará (2,2%), Goiás (1,8%), Tocantins e Paraná (1,7% cada) e Ceará (1,6%).

“Temos muitos estudantes talentosos, com grande potencial para se tornarem cientistas e pesquisadores em todo o País. A Ilum nasceu também com esse objetivo, de receber esses estudantes das mais variadas localidades para que possam desenvolver sua vocação para a ciência. É muito positivo ver que há esse interesse e ter inscritos das cinco regiões do Brasil”, comemora Nelson Studart, coordenador acadêmico da Ilum.

Microscópio de força atômica no laboratório de equipamentos especiais da Ilum

Benefícios

O curso da Ilum é integral, com aulas teóricas pela manhã e práticas no período da tarde. Todos os aprovados contarão com uma série de benefícios para que possam se dedicar integralmente aos estudos.

A escola garantirá, gratuitamente, moradia em quitinetes localizadas na região da escola e equipadas com camas, fogão, geladeira, lavanderia e ar-condicionado. Todas as medidas sanitárias serão observadas e a Ilum pedirá aos alunos que comprovem a vacinação contra a Covid-19.

Os estudantes terão ainda almoço na própria escola e receberão um cartão alimentação para o café da manhã, jantar e refeições aos finais de semana. A Ilum também oferecerá transporte em ônibus próprio da moradia até a escola e para o CNPEM, e custeará o deslocamento até Campinas-SP, onde está localizada, para estudantes que comprovarem necessidade socioeconômica. Os alunos também terão aulas de inglês gratuitas.

No primeiro dia de aula, os estudantes receberão um laptop de última geração, já equipado com todos os softwares necessários para as atividades acadêmicas, para uso individual exclusivo durante todo o período do curso.

Curso com nota máxima

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação considerou a infraestrutura, a qualificação do corpo docente e o projeto pedagógico da Escola.

Ao final, os formandos poderão atuar com cientistas, pesquisadores, docentes, especialistas em ciências de dados e aprendizado de máquinas, entre outros campos do conhecimento científico, em universidades, laboratórios e centros de pesquisa públicos e privados, ou empreender em seus próprios negócios.

“Não há país desenvolvido sem uma ciência desenvolvida, e queremos contribuir para formar uma nova geração de cientistas na Ilum. Para isso, é preciso garantir que esses jovens tenham uma formação sólida, tanto teórica como na aplicação desses conceitos na prática, nos laboratórios. O curso da Ilum oferece essa oportunidade e também condições para que nossos alunos se sintam cientistas desde a graduação”, conclui Adalberto Fazzio.

Divulgação/CNPEM

Fachada da Ilum Escola de Ciência: nota máxima do Inep e benefícios para os alunos

Serviço

Ilum Escola de Ciência

Curso de Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Início das aulas: 3 de março de 2022

Duração do curso: três anos

Acompanhe as informações atualizadas no site e nas redes sociais:

https://ilum.cnpem.br

Ilum - Escola de Ciência | Facebook

Ilum - Escola de Ciência | Instagram

Ilum - Escola de Ciência | Twitter

Ilum - Escola de Ciência | Youtube

Ilum - Escola de Ciência | LinkedIn

Onde fica: Rua Lauro Vannucci, 1.020, Parque Santa Cândida, Campinas-SP

Infraestrutura: ocupa uma área de 2,1 mil metros quadrados, com dois andares, 4 salas de aula com estações de trabalho para grupos de seis alunos, equipadas com recursos audiovisuais e multimídia, laboratório úmido, laboratório seco para atividades práticas de física e computação, laboratório de equipamentos especiais (com microscópios de força atômica, microscópios de tunelamento e espectrômetro Raman), laboratório de biomicroscopia (com microscópios para estudos de biologia), estúdio para gravação e edição de vídeos, sala de estudos, biblioteca e área de convivência com lanchonete.

Sobre a Ilum Escola de Ciência

Com proposta inovadora na formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, a escola tem financiamento do Ministério da Educação (MEC) e abrirá sua primeira turma em 2022. Possui corpo docente altamente qualificado, formado por professores seniores e jovens pesquisadores com doutorado e pós-doutorado, e recebeu a nota máxima do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A escola possui uma infraestrutura de ponta, laboratórios com equipamentos modernos e um ambiente que estimula a inovação e a troca de conhecimento. O curso tem duração de três anos, em período integral. A metodologia de ensino é baseada no conceito de aprendizado ativo, em que os alunos são protagonistas de sua formação com a orientação dos professores. A escola oferece uma sólida formação científica, de forma multidisciplinar e interdisciplinar, capacitando seus alunos para atuarem em pesquisas de fronteira, em empresas privadas e órgãos públicos e como empreendedores, preparados para atender aos desafios impostos à ciência no cenário atual. Os alunos da Ilum têm acesso ao ambiente de pesquisa do CNPEM, onde poderão usar equipamentos para pesquisas avançadas e ter contato com seus pesquisadores. A Ilum privilegia ainda o ensino de disciplinas na área de humanidades para uma formação integral de seus alunos, baseada na ética e na cooperação na busca por respostas e soluções às questões globais do mundo moderno.

Sobre o CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira - o Sirius - uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras. As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos inovadores nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; desenvolvimento de processos bio e nanotecnológicos com foco na produção de materiais avançados para aplicações nos setores químico, de alimentos e bebidas, têxtil, petróleo e gás, defesa e aeroespacial; além de soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto