Logo
Imprimir esta página

Com educação profissional e inovação, Brasil torna sua indústria mais competitiva

Principal parceiro do setor em qualificação, testes de qualidade, consultoria e pesquisa e desenvolvimento, SENAI completa 80 anos com desafio de se tornar um modelo para o país

O Brasil encontra-se em um momento chave. Com um histórico de baixa escolaridade da população e pouco investimento em ciência e tecnologia, o país passa por um processo de desindustrialização, de queda na participação dos setores de alta complexidade e aumento na evasão escolar.

Se por um lado, a pandemia da Covid-19 agravou alguns desses indicadores, por outro, acelerou tendências e obrigou governos, o setor produtivo e as instituições de ensino e pesquisa a repensarem estratégias para lidar com os desafios de uma economia – e uma sociedade – em transformação.

Para enfrentar esse momento-chave e contribuir com um novo modelo de desenvolvimento social e econômico, de base industrial, o Brasil conta com uma instituição com 80 anos de história, reconhecida internacionalmente. Neste sábado (22), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) completa 80 anos como maior parceiro da indústria brasileira.

A instituição, criada em 1942 para qualificar mão de obra, evoluiu junto com o setor, tornando-se referência em educação profissional e tecnológica e inovação. Em oito décadas, a rede de escolas e institutos espalhados pelo país multiplicou o número de unidades, ampliou o portfólio de cursos e serviços para as 28 áreas industriais e alcançou um nível de excelência, da infraestrutura ao corpo técnico.

“O SENAI sempre esteve um passo à frente, antecipando cenários e tendências do mercado de trabalho por meio de estudos e do diálogo com o setor produtivo. Além da qualificação de mão de obra alinhada às demandas da indústria, a instituição presta um conjunto de serviços, com os institutos de inovação e tecnologia, para que os produtos brasileiros possam competir no mercado global”, destaca o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.

Números comprovam força

Nesses 80 anos, o SENAI formou mais de 80 milhões de pessoas, em cursos da iniciação profissional à pós-graduação. A formação profissional de acordo com as tendências e necessidades das empresas é o que garante a empregabilidade dos ex-alunos e a satisfação dos empregadores: 92% das empresas preferem formandos do SENAI e sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos estão empregados um ano após a conclusão – nos cursos de graduação, o índice de ocupação chega a 80%.

Hoje, a instituição conta com:

523 unidades operacionais;

465 unidades móveis, sendo dois barcos-escola;

26 Institutos de Inovação;

62 Institutos de Tecnologia;

Atendimento a brasileiros de 4.749 municípios nos últimos três anos;

Escolas de formação em países da África, Ásia e América Latina, como Guatemala, Paraguai, Cabo Verde, Jamaica e Timor Leste.

“Ao ajudar as empresas brasileiras a dar o salto rumo à indústria 4.0 e a preparar os profissionais para o futuro do trabalho, o SENAI se torna um verdadeiro ativo dos brasileiros. Tanto a expertise quanto a infraestrutura não podem ser ignoradas quando traçamos as estratégias para o país melhorar o nível de escolaridade da população e investir em inovação”, completa o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Prova da qualidade é o resultado alcançado pelos alunos da instituição na WorldSkills. O Brasil conquistou o 3º lugar na última edição da olimpíada de profissões técnicas, disputando com países cujos sistemas educacionais são referências em todo o mundo.

Confira alguns marcos históricos de um dos maiores complexos privados de educação profissional e tecnológica do mundo:

22 de janeiro de 1942 - O SENAI é instituído pelo Decreto-lei nº 4.048.

Final dos anos 40 - Presente em 18 estados, com 431 cursos de formação de artífices, 30 de aperfeiçoamento e 145 de outras modalidades.

Final dos anos 50 - Amplia o alcance para quase todo território nacional e começa a buscar no exterior formação para seus técnicos. Torna-se referência em instituições estrangeiras da América Latina, como Venezuela, Chile, Argentina e Peru.

1973 - Cria os Centros de Treinamento e das Unidades Móveis, com o objetivo de preparar mão-de-obra e oferecer serviços tecnológicos às empresas.

Final dos anos 80 - Rede alcança quase 1 milhão e 200 mil matrículas – 77% em treinamento, 13% em qualificação, 9% em aprendizagem e 1% em habilitação.

1982 - Primeiro Torneio de Formação Profissional, no Rio de Janeiro, nas áreas de Ajustagem e Tornearia Mecânica – embrião da atual Olimpíada do Conhecimento. No ano seguinte, os alunos começam a participar dos Torneios Internacionais de Formação Profissional.

1992 - Instituição completa 50 anos com 564 unidades operacionais, sendo 273 fixas e 302 móveis.

1999 - Surge o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), para atender pessoas com todos os tipos de deficiência.

2006 - Fortalecimento das relações SESI e SENAI, com a implementação do projeto “Educação Básica e Educação Profissional”. SENAI também lança o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas, que, em 2009, recebe o selo do INMETRO.

2009 - Criação do INOVA, iniciativa para fomentar a inovação e o empreendedorismo de alunos, técnicos e docentes.

2012 - Criação dos Institutos SENAI de Inovação.

2014 – SENAI chega a 3,6 milhões matrículas.

2015 - WorldSkills é sediada no Brasil e o país se consagra campeão mundial.

2020 - Criação do Mundo SENAI, plataforma on-line que reúne o portfólio e a oferta de cursos em todos os estados.

Descontos em cursos

Para comemorar o aniversário de 80 anos, o SENAI está com descontos de 22% em 28 cursos de qualificação da Loja Nacional do Mundo SENAI. Há opções nas áreas de gestão, logística, química, alimentos e bebidas, vestuário, madeira e mobiliário, tecnologia da informação, metalmecânica e construção civil.

Além disso, cinco cursos com 80 horas de duração estarão no valor fixo de R$ 80: Cloud Advanced, Digitalização na Indústria, Inteligência artificial, Lean Manufacturing e Python Essentials. Os descontos são válidos até 31 de janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto