Logo
Imprimir esta página

Educação ribeirinha: professores recebem formação para turmas do interior da Amazônia

Docentes participaram da “Formação de professores no campo”, organizada pela Fundação Amazônia Sustentável em parceria com a Petrobras

A educação formal em comunidades rurais e ribeirinhas da Amazônia é um desafio tanto para alunos quanto para professores. As dificuldades vão desde questões logísticas até falta um currículo adequado à realidade local. Nessas áreas de difícil acesso, lecionar para turmas que reúnem alunos de diferentes idades e níveis educacionais é uma realidade comumente enfrentada por professores. Nessas escolas, há uma predominância da modalidade de ensino multisseriado, cuja organização engloba alunos de várias idades em uma mesma classe.

Com o intuito de contribuir para o fortalecimento da prática pedagógica de professores que atuam em escolas da Amazônia profunda, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Petrobras e por meio do Projeto Amazonas Sustentável, organizou a ação “Formação de professores no campo”. A iniciativa tem como foco auxiliar na formação continuada dos profissionais que lecionam para turmas multisseriadas do Ensino Fundamental I.

As capacitações, que ocorreram duas vezes ao ano em 2019 e 2020, contemplaram 212 escolas ribeirinhas no primeiro ano e 132 no ano seguinte. Ao todo, foram atendidos quatro municípios do estado do Amazonas: Coari, Maraã, Tefé e Uarini. Em 2021, foi realizado um seminário de integração para marcar o encerramento das atividades e a entrega dos certificados.

Formação de educadores rurais

Nas oficinas promovidas pela ação, a maioria dos professores nunca havia recebido capacitação específica para turmas multisseriadas e foram incentivados a considerar a importância de planos de aula específicos para a modalidade de ensino. Os docentes receberam material didático para subsidiar o trabalho pedagógico, com foco nos elementos da natureza e conceitos ligados às questões ambientais. O objetivo da formação é trazer a discussão sobre sustentabilidade e impactar positivamente as comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Na comunidade São João do Lago do Jenipapo, no município de Coari, Alvanir Oliveira é professor há quase 20 anos em uma escola ribeirinha. Na turma da Escola Municipal João Rocha Linhares, Alvanir é responsável pela formação de 16 crianças, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. O professor diz que em 2020 participou das oficinas para aprender metodologias que ajudassem a atender a diversidade dessas turmas do ensino multisseriado. Ele destaca que as oficinas realizadas pela FAS ajudaram na inserção de temas regionais e valores da cultura amazônica.

“Eu tive que me aprimorar, buscar mais conhecimento, métodos para aplicar em sala de aula. Aprendi como utilizar os recursos da própria natureza para ensinar e incentivar os alunos a preservar o local onde vivem”, afirma.

Outro educador do interior do Amazonas, Joel Matias, de 33 anos, também participou das oficinas de formação para o ensino multisseriado. Ele trabalha na margem direita do Rio Solimões, no município de Tefé, na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que atende os jovens ribeirinhos da Comunidade Feliciana. Criado em comunidade do município, Joel conta que unir a cultura ribeirinha com o preparo para o mundo de hoje é essencial.

“O mundo de hoje é globalizado e aquela história de escrever no quadro para o aluno copiar no caderno já está ultrapassada. Os alunos, mesmo na zona rural, querem algo que possam fazer na prática. Na proposta da FAS, fizemos um projeto de robótica com os alunos do quinto ano. Levar robótica para a zona rural, para uma escola ribeirinha, foi maravilhoso. As aulas tinham cem por cento de interesse dos alunos. A educação na zona rural, às vezes, é vista como algo que não vai levar a lugar nenhum. Mas quando você consegue mostrar para o aluno que aquilo pode ajudar a alcançar novos horizontes é muito bom”, relata.

Formação de professores no campo

A ação “Formação de professores no campo” foi organizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Petrobras, por meio do Projeto Amazonas Sustentável (PAS). No total, foram realizadas de 16 formações para 430 professores em 2019 e 289 em 2020, uma média de 70 professores por município.

O objetivo foi promover a capacitação de professores de classes multisseriadas do interior do Amazonas, a fim de contribuir para uma educação formal mais inclusiva, igualitária e de qualidade às crianças e adolescentes da Amazônia. Os professores foram capacitados para utilizar elementos e recursos da natureza para promover a educação ambiental de forma didática e interdisciplinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto