Logo
Imprimir esta página

Visão Mundial oferece cursos gratuitos de português e profissionalizantes para venezuelanos em Manaus

Inscrições podem ser feitas até 24 de janeiro

A ONG Visão Mundial abriu 85 vagas para cursos de Língua Portuguesa e outros três profissionalizantes, na cidade de Manaus (AM), para migrantes e refugiados venezuelanos. As inscrições se encerram no dia 24 de janeiro e podem ser feitas por telefone. Os cursos são oferecidos dentro do projeto "Ven, Tú Puedes!”, financiado por um subsídio do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Os migrantes e refugiados venezuelanos interessados nas oportunidades devem entrar em contato pelos números (92) 8484-1474 ou (92) 98484-1510 (WhatsApp) e apresentar CPF e comprovante de residência. As aulas iniciam na primeira semana de fevereiro.

Os cursos disponíveis são:

Português (60h): 25 vagas, das 8h às 12h;
Designer de sobrancelhas (40h): 20 vagas, das 14h às 17h;
Corte de cabelo feminino e masculino (60h), 20 vagas, das 14h às 17h;
Panificação (80h): 20 vagas, das 18h às 21h.

A coordenadora do projeto em Manaus, Natália Bessa, explica que o idioma é um dos entraves que os migrantes enfrentam ao chegar ao Brasil, seja para exercer a função que já exerciam na Venezuela ou para buscar formação e se inserir no mercado.

“Por isso, ofertamos os cursos como língua de acolhimento. São cursos básicos que ajudam não apenas na formação do comunicar em português, mas inserem o migrante e o refugiado na cultura brasileira, garantindo a subsistência das famílias”, diz.

Formação

No ano passado, a iniciativa formou mais de mil pessoas nos cursos de português, sendo 151 certificados entregues em Manaus. Em Roraima, principal porta de entrada da migração, foram 768 venezuelanos formados, e em São Paulo 196 concluíram o curso.

Em relação aos cursos profissionalizantes, foram entregues quase dois mil certificados no ano passado, sendo 1,3 mil em Boa Vista (RR), 339 em Manaus (AM), e 318 em São Paulo. A conquista de uma formação é um passo importante para a inserção social e econômica de quem vem ao Brasil em busca de oportunidades.

Natália afirma que pessoas com mais familiaridade com a Língua Portuguesa, ou que já tenham concluído o curso do idioma, podem se especializar em alguma área. Para esse primeiro ciclo estão abertas as turmas de designer de sobrancelhas, corte de cabelo e panificação.

“Até agosto deste ano vamos ter diversos cursos profissionalizantes, entre eles operador de caixa, auxiliar de cozinha, manicure e pedicure, refrigeração, corte e costura. Eles passam por essa formação para ficarem ainda mais preparados para o mercado local”, encerra a coordenadora.

Serviço:

O quê: cursos gratuitos de português e profissionalizantes em Manaus

Quando: as inscrições seguem até 24 de janeiro

Como: interessados devem realizar a inscrição pelos telefones (92) 8484-1474 ou (92) 98484-1510 (WhatsApp)

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto