Logo
Imprimir esta página

Diploma Digital deve ser adotado por todas Instituições de Ensino Superior do Brasil

Já está em vigor a Portaria n° 117/2021 do Ministério da Educação (MEC), que determina a obrigatoriedade da emissão do Diploma Digital por todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil para os formandos dos cursos de graduação. A medida tem como um dos objetivos reduzir o número de fraudes, já que essa versão é assinada digitalmente por meio de um certificado ICP-Brasil, o que garante a autenticidade do documento.

De acordo com Marcelo Schunck, diretor de negócios corporativos da CertiSign, empresa especializada em identidades digitais e digitalização de ecossistemas, a medida trará mais eficiência, segurança e proporcionará redução de custos às instituições, além de estimular o setor a adotar outras ações para a digitalização.

“A mesma assinatura digital, que o reitor vai usar para autenticar o diploma, pode ser usada em outros momentos na jornada do aluno, como, por exemplo, formalizar contratos de estágio, histórico escolar ou qualquer outro documento que exija a identificação de uma das pontas. Isso reduz tempo, dinheiro e, ao mesmo tempo, proporciona ao aluno uma melhor experiência. É tudo muito mais rápido e seguro”.

Como é assinado um Diploma Digital

O processo é bastante simples. “A IES vai precisar de uma plataforma para assinatura de documentos, como a da CertiSign, ou integrar a assinatura digital em seu sistema. Em posse do certificado, o reitor em poucos cliques assina o diploma, que pode ser enviado diretamente ao e-mail do formando. Vale dizer que, se assim desejar, lotes do documento podem ser assinados em poucos minutos”.

Benefícios do Diploma Digital para a IES e formandos

Rapidez: o prazo de emissão é três vezes menor. Em média, o documento físico demora 90 dias para ser emitido pela instituição de ensino. Já o modelo digital, pode ser entregue para o graduado em apenas 15 dias.

Segurança: a assinatura digital garante a autenticidade do documento e protege a instituição e empresas contratantes contra fraudes.

Redução de custos: outra grande vantagem do Diploma Digital é o seu custo. O Ministério da Educação realizou um projeto piloto na Universidade Federal de Santa Catarina e constatou que o custo do documento digital é de R$ 85,15 contra R$ 390,26 da versão física. Valor 4,5 vezes menor.

Aceito nacionalmente: o Diploma Digital tem validade nacional e, assim como a sua versão física, garante que seu portador esteja habilitado ao exercício de uma profissão. Ele pode ser emitido para formandos dos cursos de graduação, bacharelado e licenciatura e é essencial para quem deseja realizar pós-graduação, mestrado e doutorado. Também é necessário para profissionais que se filiam a sindicados de suas categorias e,

Sustentável: a versão digital dispensa o uso de papel. É sabido que muitos formandos não buscam o Diploma na Universidade, ocasionando impressões desnecessárias e muito acúmulo de papel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto