Logo
Imprimir esta página

A maioria dos jovens desconhece o ensino médio profissionalizante (técnico)

O estágio é alternativa para a manutenção de jovens no mercado e o incentivo à educação

A preparação do jovem é uma base fundamental para a jornada profissional. Contudo, infelizmente, a maioria deles desconhece o ensino técnico, conforme pesquisa encomendada pelo Itaú Educação e Trabalho e pela Fundação Roberto Marinho, realizada pelo Plano CDE. Isso é preocupante!

A situação fica ainda mais delicada, pois mais da metade da população acima dos 25 anos não concluiu sequer o segundo grau, de acordo com a Pnad Contínua 2019. Isso afeta, inclusive, a competitividade do Brasil, pois aumenta a desigualdade social e, por consequência, também não conseguem seguir uma carreira proveitosa.

Os menores também se preocupam com esse cenário. Para 83% deles, se tivessem ciência antes sobre o ensino médio profissionalizante, poderia ajudá-los a conseguir uma vaga de estágio ou aprendizagem, por exemplo, e para 56%, esse nível de conhecimento facilitaria o ingresso em uma universidade. Dessa forma, essa moçada teria menor chance de ficar desempregada.

Nesse sentido, as salas de aula são de extrema importância, mas temos também a prática, como o estágio. Nossos estudantes querem trabalhar e as empresas também são importantes instrumentos de educação e precisam se conscientizar disso. Além do mais, é possível atuar quem está regularmente matriculado no nível médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do ciclo fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Vantagens da modalidade

No entanto, ainda hoje, muitas organizações e até os próprios acadêmicos têm dúvidas sobre os benefícios da modalidade. Então, vamos lá: para começar, o ato educativo escolar supervisionado possui alguns incentivos e direitos diferentes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Trata-se de um tempo de treino e experiência corporativa e, assim, não gera vínculo empregatício. Logo, os direitos e aportes fiscais são outros. Afinal, o modelo foi criado para inserir a juventude no mercado de trabalho e colocarem em prática os saberes adquiridos no ambiente escolar.

Sendo assim, para impulsionar a contratação, as corporações ficam livres de pagar encargos trabalhistas, tais como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 13º salário e eventual multa rescisória. Por outro lado, também é proveitoso para o estagiário, pois sua carga horária laboral não pode ultrapassar seis horas diárias e 30h semanais e não lhe é permitido fazer hora extra. Além disso, ele recebe a bolsa-auxílio, o auxílio-transporte (no caso de deslocamento), seguro de vida obrigatório.

Portanto, é favorável para todas as partes envolvidas. Afinal, tanto as entidades adquirem novos talentos, quanto os alunos a tão sonhada experiência. Então, investir no ato educativo é a principal maneira de preservar a garotada ativa. Isso porque quando mantemos um brasileiro na sala, estamos não só dando oportunidade de aprender, mas a possibilidade de estagiar. Com isso, ele garante uma renda para subsidiar uma faculdade e um passaporte garantido para desbravar o mundo corporativo.

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto