Logo
Imprimir esta página

Tema da redação do Enem, registro civil de nascimento é uma das prioridades do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

O MMFDH realiza ações para diminuir o número de sub-registro civil no país

"Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21). A temática é uma das prioridades do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), órgão que promove ações de mobilização para o acesso a direitos fundamentais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os índices de sub-registro civil de nascimento vêm diminuindo nos últimos anos. De acordo com o órgão, a estimativa do sub-registro de nascimento, em 2017, foi de 2,6%. Já em 2016, era de 3,2% e, em 2015, de 4,2%.

A titular do MMFDH, ministra Damares Alves, celebrou a escolha do tema e disse que o Governo Federal trabalha diariamente para que o direito ao nome e à inclusão em uma família se torne realidade na vida de todos os brasileiros. “O problema do sub-registro tem relação direta com o acesso aos direitos humanos e à dignidade. Todas as ações que são realizadas mostram o compromisso do governo em dar uma resposta para esse problema”, disse a ministra.

Entre as iniciativas, em 2020, o MMFDH criou o Programa de Fomento à Implantação de Unidades Interligadas de Registro Civil (UIs), por meio da por meio da Portaria nº 1.242. A política pública tem a proposta de diminuir as taxas de sub-registro civil de nascimento por meio do incentivo à interligação, via internet, de cartórios e estabelecimentos de saúde que realizam partos. Com a Unidade Interligada (UI), a família recebe a Certidão de Nascimento da criança recém-nascida antes mesmo de sair do hospital.

Confira a portaria

Mobilização

Em 2021, no mês de março, a Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH) realizou a Semana Nacional de Mobilização para o Registro Civil de Nascimento e a Documentação Básica. A iniciativa teve o objetivo de envolver agentes públicos e motivá-los a buscar a universalização do registro civil de nascimento e da documentação básica para toda a população brasileira.

Compromisso

O Brasil firmou compromisso com a meta 16.9 dos “Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável”, da Organização das Nações Unidas (ONU), de que até 2030 “fornecerá identidade legal para todos, incluindo o registro de nascimento”.

De acordo com o documento assinado, o Brasil dará especial atenção a viabilizar o registro civil para povos ciganos, comunidades quilombolas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros e populações ribeirinhas e extrativistas, além de grupos populacionais como mulheres trabalhadoras rurais, a população em situação de rua, em situação de privação de liberdade e pessoas LGBT.

Para dúvidas e mais informações:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto