Logo
Imprimir esta página

UniCuritiba é reconhecida por sua atuação em prol da comunidade

Centro Universitário recebeu o selo “Instituição Socialmente Responsável”, da ABMES, pelos resultados obtidos em seus 23 projetos de pesquisa e extensão

A responsabilidade social vai muito além das práticas de empresas para o bem-estar coletivo. O compromisso com a sociedade mobiliza também professores e estudantes do ensino superior que levam o conhecimento para fora das salas de aula. Um exemplo é o UniCuritiba e seu trabalho junto à comunidade.

O centro universitário que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país, acaba de receber o selo “Instituição Socialmente Responsável” por seus 23 projetos de pesquisa e extensão em diferentes áreas. A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

De acordo com o supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão do UniCuritiba, professor Jorge Augusto Feldens, contribuir com a sociedade e ainda ter o trabalho reconhecido é uma satisfação. “Nós queremos transformar o país pela educação. É isso o que nos move e nos motiva. Esse reconhecimento é a prova de que estamos no caminho certo e de que nosso corpo docente e discente está engajado”, comemora.

Os projetos de pesquisa e extensão do UniCuritiba envolvem diversas frentes de trabalho e áreas do conhecimento, mobilizando os estudantes em ações de atendimento e prestação de serviços à comunidade. Uma das iniciativas auxilia imigrantes e refugiados por meio de uma parceria do curso de Relações Internacionais com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Entre as ações está um curso de língua portuguesa ministrado gratuitamente aos sábados pela manhã por estudantes do UniCuritiba. Durante as aulas, imigrantes e refugiados recebem noções do idioma que facilitam o contato com autoridades migratórias, a busca por empregos, acesso a serviços de saúde, retomada dos estudos e outras atividades essenciais do dia a dia.

Além disso, foram editadas cartilhas bilíngues para orientar estrangeiros que vivem no Brasil e realizado um curso sobre direito migratório. Estudantes do curso de Relações Internacionais também promoveram uma campanha de agasalho para imigrantes. Todo o trabalho é capitaneado pela professora de Direito Internacional Público e Privado, Michele Hastreiter, coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Cuidado com os pets

O projeto Saúde Única Bem-estar Social e Animal, coordenado pela professora Fernanda Bortolotto, conta com a participação de 60 estudantes de todos os períodos do curso de Medicina Veterinária. Dentro do conceito de multidisciplinariedade, a iniciativa tem como objetivo instruir a comunidade sobre a preservação do meio ambiente e os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais.

Na área da odontologia, dois projetos se destacam. Um deles, sob a coordenação do professor Luiz Eduardo Baglioli Sniecikovski, faz o estudo epidemiológico das questões odontológicas de famílias abrigadas em uma ONG de Curitiba. A população de um abrigo do município também recebe atenção bucal por meio de um projeto coordenado pela professora de Odontopediatria, Lorena Ferreira de Lima.

O professor Jorge Feldens lembra que a lista de projetos é muito maior, assim como os benefícios à comunidade e aos estudantes que participam de cada iniciativa. “Com as atividades de extensão, há uma conexão do mundo acadêmico com a sociedade e todos saem ganhando”, avalia.

Resultados no Brasil

O selo da ABMES atesta a preocupação e o compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável das comunidades. De 2005 a 2020, mais de 1,9 mil instituições de ensino superior (IES) aderiram à campanha, promovendo mais de 90 mil atividades e 16 milhões de atendimentos à população.

Os projetos envolvem diversas áreas, como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, inclusão social e digital, meio ambiente, atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades.

O objetivo da ABMES é aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social e estimular nas IES o engajamento social para uma educação cada vez mais humana e inclusiva.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto