Logo
Imprimir esta página

[Jovens negros]: Governo Britânico e a Piraporiando realizam debate sobre a importância do ensino do inglês na redução do racismo e desigualdades

Webinário reúne especialistas e casos práticos para uma educação antirracista pautada nas oportunidades do ensino do idioma; inscrições gratuitas

O Governo Britânico e a Piraporiando promovem no dia 28/10, das 9h às 13h (quinta) o Webinário “Língua inglesa como habilidade para redução de desigualdades”. O evento, que faz parte do UK-Brazil Skills for Prosperity Programme, iniciativa do governo britânico que trabalha pela democratização do ensino de inglês em escolas públicas do Brasil, vai debater a importância do ensino do inglês para jovens negros brasileiros na redução das desigualdades e no combate ao racismo. As inscrições são limitadas e gratuitas em http://bit.ly/UK_Piraporiando

O encontro reúne especialistas em educação e casos práticos que apontam caminhos para que a juventude negra tenha mais acesso ao idioma para construção de uma sociedade mais equânime.

Uma pesquisa realizada pela British Council em 2019 apontou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês, mesmo 91% dos executivos entrevistados consideram essencial o idioma no mercado de trabalho. Vagas que exigem inglês tornam-se impeditivo para que jovens negros possam conquistar oportunidades e se desenvolver profissionalmente.

A abertura do evento será realizada por Peter Wilson, Embaixador Britânico no Brasil, e por Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, negócio de Impacto e Tecnologia Social que atua na promoção da diversidade na Educação.

A mediação do evento fica por conta de Lisa Weedon, Vice-Cônsul Geral São Paulo, Cintia Gonçalves, gerente de Inglês do British Council, e de Janine Rodrigues.

Perspectivas e boas práticas no ensino do inglês

A professora Lilia Melo e Maria Goreth Sousa, Secretária de Educação do Amapá, são algumas das convidadas do painel " O inglês na construção de perspectivas e oportunidades”, o primeiro do evento.

Lilia é criadora do projeto "Juventude Negra Periférica - Do Extermínio ao Protagonismo", com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA) e ganhadora do prêmio nacional "Professores do Brasil", promovido pelo MEC (2018). Já Goreth traz as iniciativas do estado do Amapá para uma educação antirracista.

O segundo painel “O inglês na educação da juventude negra e seu papel na redução das desigualdades” traz casos de sucesso. Adriano Carvalho, professor de inglês e fundador da Black English Diáspora compartilha vivências e práticas para uma educação antirracista no ensino do idioma.

Já Patrícia Costa, responsável pela elaboração de materiais didáticos de inglês para a prefeitura do Rio de Janeiro, conta os desafios na produção de conteúdos para democratizar o ensino do idioma.

A pesquisadora da Diáspora Africana e consultora em inovação e diversidade Marta Celestino traz sua experiência na construção de metodologias de ensino à frente da Ebony English.

A professora Fabiana Côrtes traz a experiência do “Ela Mandela”, projeto que promove a formação de mulheres negras para a liderança e também do curso de inglês afrocentrado Winners também compõe o painel.

Quando o inglês faz a diferença

O último painel “Barreiras e soluções - quando o inglês faz toda a diferença?” traz a historiadora, pesquisadora e professora da rede pública Carolina Maíra que tem como foco de trabalho a pesquisa sobre jovens negros e a importância do inglês como oportunidade.

Para ampliar o debate, Joana Oscar, professora, Mestra e Doutoranda e atuante na Gerência de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, compartilha as iniciativas que apoiam jovens no aprendizado do inglês.

Jamille Bastos, ex-bolsista da Chevening Scholar, com experiência de estudos em escolas públicas conta sua trajetória e como o domínio do inglês a ajudou a quebrar barreiras.

O webinário acontece dia 28/10, das 9h às 13h. Inscrições gratuitas e limitadas. Programação completa e inscrições em: http://bit.ly/UK_Piraporiando


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto