Logo
Imprimir esta página

Unicid inicia Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares para ajudar população

Alunas do curso de Fisioterapia da Instituição implementaram o Movimento Universitário Circular de doações e empréstimos de materiais ortopédicos que se encontram em desuso para doar a pessoas que necessitam

Pensando na importância da acessibilidade e sustentabilidade nos dias atuais e em contribuir com a população, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, iniciou o Movimento Universitário Circular (MUC), com doações e empréstimo de Órteses e Dispositivos Auxiliares. A ideia é auxiliar e facilitar a doação de diversos materiais ortopédicos que poderão contribuir com a comunidade.

A iniciativa do projeto partiu das alunas Carolina Gonçalves Figueiredo e Eduarda Vianna Madureira do curso de fisioterapia, sob coordenação da professora Celia Debessa, da Unicid e estará aberto para outros estudantes.

Segundo a coordenação acadêmica, iniciar o projeto em São Paulo partiu de uma inspiração do Centro Universitário Cesuca, localizada em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, pertencente também ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que já trabalha com essa arrecadação, e despertou o interesse em analisar o cenário de dispositivos que inclusive o SUS não consegue suprir o número da necessidade da população e decidiram implementar a ação na Unicid também. “É muito importante pensar na junção universidade e comunidade, pois não é todo mundo que consegue comprar um dispositivo e nós como fisioterapeutas sabemos que o Movimento Universitário Circular de Doações e Empréstimos fará total diferença, ajudando quem precisa com responsabilidade social, ” enfatiza a professora Ms.Célia Regina Gazoti Debessa.

As órteses são dispositivos que têm por objetivo apoiar, auxiliar e proteger o sistema locomotor. E podem ser utilizadas para imobilização, mobilização, correção, alívio e estabilização de uma parte do corpo. Sendo possível utilizar a órtese para corrigir a postura e o movimento. Também está contemplado a doação de cadeiras de rodas e muletas.

Atualmente, o Brasil tem em torno de 20 milhões pessoas que necessitam de órteses e dispositivos auxiliares, e o Sistema Único de Saúde - SUS não consegue atender a todos que estão na fila por equipamentos, se estima que não atendem nem 0,3% dessa demanda, além dos produtos terem qualidades muito baixas que por vezes acabam nem tendo o efeito esperado.

Esses foram os principais motivos para implementação do Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares, visando contribuir com a população e auxiliar a proporcionar melhorias na qualidade de vida dessas pessoas. “O projeto tem em vista auxiliar pessoas de baixa renda a adquirirem equipamentos emprestados, por meio de doações de outras, ao invés de deixarem parados em suas casas sem utilidade. Além de ajudar para não precisarem esperar pelo SUS, ou ter que investir em um novo”, aponta a docente.

“Esses aparelhos na maioria das vezes são utilizados apenas por determinado período e depois não possuem mais finalidade, ou até são esquecidos em locais públicos, porém, podem ser muito úteis à outras pessoas, ajudando também, desta forma, o meio ambiente, evitando o desperdício de um material tão durável, ” explica

O Projeto Movimento Universitário Circular está alinhado com a proposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, onde a reutilização de produtos, além de minimizar as dificuldades sociais e econômicas intensificadas pela pandemia, através deste projeto de economia circular, afirma a professora Maria Elisabete, Assessora de Extensão da Unicid.

Como funcionará o Movimento Universitário Circular

O Movimento Universitário Circular estará recebendo doações de muletas, bengalas, talas, tipoia, estabilizadores, prótese, cadeiras de rodas, andadores e similares.

Para doar esses equipamentos ou adquirir, os interessados devem preencher o formulário ou procurar pela Unicid para realizar todo o processo de avaliação com preenchimento de ficha e termos de doação ou empréstimo.

Os equipamentos doados serão avaliados e separados, armazenados de forma prática e planificados com suas características gerais. Assim que um receptor contatar, serão analisados os aparelhos que estiverem disponíveis, e o beneficiário também passará por uma avaliação para verificarem

se o dispositivo é adequado ao aspecto físico e atende as necessidades do indivíduo.

Em caso negativo, a pessoa que está em busca da doação entra para uma lista de espera e será chamada quando outro equipamento que esteja de acordo com sua necessidade esteja disponível.

Serviço:

Movimento Universitário Circular: doações e empréstimos

Período do projeto: de outubro a dezembro
Local: Unicid (Clínica-Escola de Fisioterapia)
Horário: 8h às 18h
Endereço: Cesário Galeno, 448 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03071-000
Formulários de inscrição: https://forms.office.com/r/8J7p3q1mcv
Telefone para mais informações: (11) 93955-7622 (Whatapp)

Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 70 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unicid.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto