Logo
Imprimir esta página

Consumismo x Reaproveitamento: como é possível estar na moda, mas sem abrir mão de um consumo consciente?

Buscar por brechós online, garimpar o próprio guarda-roupa e conhecer suas necessidades e estilo são as principais dicas do Coloral, fundador do MachoModa

O termo ‘minimalismo’ ganhou força nos últimos anos e, com isso, está havendo também uma mudança no perfil do consumidor. Hoje em dia, além de enxergar mais valor nas coisas não materiais, como passar um tempo de qualidade ao lado da família, a prática do reaproveitamento de peças e objetos tem feito cada vez mais parte do nosso dia a dia.

A área da moda é uma das que mais tem sentido o efeito dessa prática, já que os brechós estão em alta, especialmente no formato online. Segundo pesquisa da GlobalData, para este ano, é esperado um crescimento de 33% nas vendas online de itens usados, contra 8% do varejo tradicional.

Homens em pauta

E quem pensa que este mercado está sendo liderado majoritariamente pelas mulheres, está muito enganado, já que 70% dos homens realizam compras pela internet e, entre os itens adquiridos, 40% estão relacionados à moda e vestimenta (segundo pesquisa da iProspect). De acordo com Coloral, consultor de estilo e fundador do MachoModa, atual maior canal de moda masculina do país, estar atento às novidades e tendências faz parte do seu trabalho, mas isso não significa que estar na moda é vestir peças novas.

“Frequento brechós há muitos anos e já tive a oportunidade de visitar diversos pelo Brasil. Antigamente até existia um certo preconceito com esses locais, já que muita gente imaginava que só encontraria roupas velhas e fora de moda. Mas hoje em dia existe todo tipo de brechó: desde aquele que vende realmente de tudo e com preços bem acessíveis, que vão até R$20, até os brechós de luxo”, explica.

Mas para garimpar peças de qualidade e com bons preços, Coloral explica que a dica é buscar por brechós intermediários. “São aqueles que costumam fazer uma curadoria das peças. Além disso, esses brechós também costumam ter perfis/lojas online, então é mais fácil para ficar de olho se o tipo de peça que eles costumam disponibilizar, tem o seu estilo”, afirma.

Consumismo x reuso

E mesmo trabalhando com moda e sempre buscando novidades, Coloral também recicla suas peças. “É preciso estar sempre atento ao consumismo. Então quando estou buscando inspiração, muitas vezes olho no meu guarda-roupa mesmo e, dali, monto novos looks e combinações. Para o que já não me interessa mais, faço doações ou vendo”, conta.

Há cerca de um ano, Coloral lançou a loja MachoModa, que funciona online tanto com o lançamento de novas coleções, como brechó. “Desta forma, além de abrir espaço no meu armário, ainda consigo estimular e contribuir com o reaproveitamento de peças. E pessoas que moram em qualquer parte do Brasil e que nem sempre conseguem encontrar bons brechós em suas cidades, também conseguem ter acesso ao que é disponibilizado por lá”, diz.

Além disso, outra dica para evitar o consumo desnecessário, é estudar mais a composição das peças. “Entender sobre caimento e a técnica das combinações são alguns pontos que podem ajudar a montar looks com o que já tem em casa, sem precisar adquirir novos itens. Evitar comprar por impulso e pensar duas vezes antes, avaliar se você realmente necessita daquela peça também é importante. Chamamos isso de compra inteligente, na qual você tem mais consciência sobre o seu próprio estilo e as suas necessidades”, finaliza Coloral.

Sobre o MachoModa

Fundado em 2012 por Leonardo Leal, mais conhecido como Coloral, o portal MachoModa tem como foco abordar temas relacionados ao universo masculino, especialmente moda, tendências, acessórios, cabelo/barba, além de lifestyle e bem-estar, sempre com uma linguagem descomplicada e dicas acessíveis. Coloral é formado em Marketing, com especialização em Social Media, e já recebeu diversos prêmios e indicações com o MachoModa. Com cerca de dois milhões de seguidores em suas redes e alcance de centenas de milhares de views semanais em seus posts, atualmente o MachoModa é composto por blog, YouTube, Instagram, TikTok e Pinterest.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto