Logo
Imprimir esta página

Estudantes se desempregados para painéis solares para instituição social de São Paulo

Marista Escola Social Robru será uma instituição beneficiada com uma iniciativa

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), se uniram em um projeto de conscientização para que o Marista Escola Social Robru, localizado no Jardim Robru, um bairro do distrito da Vila Curuçá, na capital paulista, passe a painéis solares. Uma “vaquinha” para ajudar na compra dos painéis é também uma das possibilidades.

Os painéis solares são um equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação de raios solares. O investimento na instalação de painéis fotovoltaicos podem gerar uma economia de 95% ao final do mês, principalmente com o acionamento da bandeira vermelha no patamar 2 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), devido à crise hídrica que assola o país.

Por meio da disciplina Itinerários Formativos de Ciências da Natureza, sob supervisão da professora Lhoyane de Moraes Oliveira e Oliveira Figueiredo, os alunos configurados para estudar sobre a solução para problemas energéticos. A discussão está embasada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Durante as aulas, primeiros, os alunos propuseram a utilização dos painéis solares para o próprio Colégio. Porém, compreenderam que para a realidade cotidiana de um espaço com mais de 1,5 mil pessoas, poderia não ser viável.

“Ao estudar o tema com mais profundidade, uma turma avaliou que faria mais sentido ajudar uma instituição voltada ao ensino de educação gratuita a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A economia gerada com a utilização dos painéis, contribuirá para o melhor funcionamento do Marista Escola Social Robru ”, esclarece a professora Lhoyane.

Para compreender melhor o funcionamento dos painéis, os alunos estão produzindo uma miniestação de carregamento de celulares.

“Além disso, estão peregrinando pelo Colégio falando em todas as séries sobre o projeto. Estão tentando conscientizar os colegas e também a mantenedora da Escola a investir em uma energia considerada mais sustentável. Afinal, o objetivo é mudar o mundo para melhor ”, completa a docente.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil possui atualmente mais de 518 mil sistemas solares fotovoltaicos. A vida útil chega a cerca de 25 a 30 anos. O retorno financeiro é de 15% a 30% ao ano, segundo especialistas.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos integrados por formação, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em transformação constante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto