Logo
Imprimir esta página

O futuro da educação depende de competências socioemocionais

O futuro da educação depende de competências socioemocionais

Especialistas alertam sobre a importância da interação entre os alunos e do aprendizado para a compreensão das emoções

A pandemia acelerou um processo de mudança na educação considerado necessário e positivo por especialistas da área. A necessidade de interromper as aulas presenciais e migrar para o ensino remoto ampliou questionamentos sobre o papel do profissional da educação e o que se espera da escola. “Ficou ainda mais claro que uma sala de aula proporciona o que a internet não é capaz de fazer: a interação real entre as pessoas. Apenas presencialmente é possível fazer a leitura de emoções faciais e proporcionar um aprendizado com emotividade. Aquele contato quase inexplicável que flui entre seres humanos que se veem ao vivo e que não flui quando se veem através de uma tela por uma série de motivos. Tem a ver com a capacidade de ver microexpressões no rosto e de perceber gradações da voz, por exemplo”, pontuou o historiador Leandro Karnal durante um debate sobre o Futuro da Educação, promovido recentemente pelo Grupo Super Cérebro.

Na opinião de Karnal, a crise instaurada pela Covid-19 tornou mais rápida a mudança daquilo que já não tinha sentido antes da pandemia. “O desafio que estamos enfrentando começou antes de março de 2020. Existe uma defasagem entre o que eu ensino e a demanda do mundo. O que esses alunos podem precisar em 2050 quando a tecnologia será outra? É fundamental refletirmos sobre como estamos trabalhando competências socioemocionais, a convivência com a diversidade, a curiosidade, a capacidade autônoma de pesquisa, enfim, aquilo que sempre será útil. O ser humano é absolutamente único. A escola exige algumas inteligências, mas não todas. Mesmo diante de tanta evolução tecnológica, quero que meu aluno pense. Que aprenda a ler e escrever imagens, textos e situações. Que seja capaz de analisar e argumentar, que aprenda ferramentas que independentemente do futuro sejam úteis, como capacidade de pesquisa, de interação, negociação, convencimento, enfim, habilidades validadas.”

Desenvolver as competências socioemocionais, também chamadas de soft skills, é o verdadeiro caminho para a educação do futuro de acordo com os especialistas. Além de Leandro Karnal, a neuropsicopedagoga Renata Aguilar, o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande e os diretores do Grupo Super Cérebro Patrícia Gamba e Ronaldo Hofmeister defendem a importância dessas habilidades na formação integral do ser humano.

A educação socioemocional começou a ganhar espaço nas discussões no meio educacional quando estas habilidades foram incluídas na Base Nacional Curricular de Ensino, a BNCC, em 2020. A neuropsicopedagoga Renata Aguilar explica que todos nós nascemos com as mesmas emoções básicas (alegria, raiva, tristeza, euforia), mas vivenciamos experiências diferentes. “Lidar com tudo isso é pensar que a emoção modula a cognição. O futuro da educação está baseado no aprendizado de competências como empatia, inteligência social e emocional, capacidade de enxergar o contexto e os problemas enfrentados.”

De acordo com Renata, essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas desde a primeira infância. “Como resultado, teremos crianças, jovens e adultos mais fortes e confiantes do ponto de vista emocional e com um olhar mais altruísta, voltado para o próximo”, diz ela, que é também autora da coleção de apostilas “Socioemocional”, do Grupo Super Cérebro.

Para a neurociência, o cérebro é o condutor da aprendizagem, mas existe uma linha tênue entre a razão e a emoção. “A educação, a memória e a aprendizagem passam pelo filtro da emoção. Por isso é tão importante desenvolvermos as habilidades socioemocionais. O nosso cérebro tem neuroplasticidade, que é a capacidade de se adaptar ao longo das experiências vividas e dos aprendizados. O processo de aprendizagem consiste em sinalizar ao cérebro que determinada informação é importante e precisa ser devidamente armazenada para cumprir. Para que esse aprendizado ocorra com qualidade e eficiência, é preciso que o cérebro seja devidamente estimulado de maneira principalmente criativa”, explica a neuropsicopedagoga.

O que são habilidades socioemocionais?

A educação socioemocional é um caminho para que os alunos consigam aprender, dentro do próprio ambiente escolar, como gerir bem suas emoções. Os indivíduos que são desenvolvidos dessa maneira são desafiados a administrar melhor seus pensamentos também. Além de aprenderem a lidar com as adversidades e compreenderem que não é sempre que as coisas acontecem da forma como querem, mas mesmo assim aceitam bem e sabem como reagir a cada uma dessas situações.

Habilidades socioemocionais gerais indicadas pela Base Nacional Comum Curricular:

Valorização e utilização de conhecimentos construídos no mundo físico, social e cultural;

Exercícios de curiosidade intelectual e uso de abordagens próprias para investir e elaborar hipóteses;

Compreensão das relações do mundo de trabalho e tomada de decisões alinhadas ao projeto de vida pessoal, profissional e social;

Argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias e pontos de vista;

Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e dos outros, com capacidade de lidar com elas e com a pressão do grupo;

Exercício da empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo respeito ao outro;

Ação pessoal e coletiva com autonomia, responsabilidade, resiliência, flexibilidade e determinação.

Sobre o Grupo Super Cérebro

O Grupo Super Cérebro tem como propósito o desenvolvimento humano. Desde 2013 trabalha com um método de ensino exclusivo destinado ao desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais em pessoas de todas as idades. O método Super Cérebro está baseado na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, e foi criado para estimular e desenvolver habilidades pouco exploradas pelos métodos de ensino tradicionais. Mais de 150 escolas de todo o Brasil, e algumas das maiores redes de ensino do país, contam com a assessoria do método Super Cérebro. Tem cerca de 200 franqueados em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto