Logo
Imprimir esta página

Me engana que eu gosto explica a persuasão e senso crítico

Livro aborda olhar crítico à publicidade e à propaganda

Em cenário de crise, escassez de recursos, qual seria a defesa do consumidor para não cair em armadilhas na hora de escolher produtos e serviços, direcionando o seu olhar na comparação de preços aos itens necessários às suas necessidades? Nesse sentido, o recém lançado livro do escritor e publicitário, Pedro Pazelli, ‘Me engana que eu gosto’, aponta para as técnicas de persuasão utilizadas na publicidade comercial, propaganda política, e religiosa, o que poderá contribuir para melhores escolhas ao se adquirir produtos e serviços, como também esclarecimentos em campanhas pré-eleitorais que se avizinham.

De modo didático e divertido, ‘Me engana que eu gosto’ explica que persuadir alguém sempre foi uma atitude humana que ocorre desde o nosso nascimento, quando choramos sem querer chorar para obter colo ou alimento, e mais tarde para que nos presenteiem com um brinquedo ou que brinquem conosco; a persuasão ao sexo oposto em busca de amor e sexo; ou mesmo diante na busca por aceitação social, promoção, cargos, status, dentre outras conquistas.

De acordo com Pedro Pazelli, compreender técnicas de persuasão e algumas das suas leis pode auxiliar o cidadão a não cair em ciladas, correr riscos, ou gastar mais do que recomenda o seu orçamento familiar. Ele diz que, “se determinada atitude não reflete a realidade de fatos comprovadamente ao seu favor, seja por meio científico ou por métodos e por pesquisas, o cidadão comum deve questionar as promessas que se alastrarão, e cita exemplo: “um político afirma, haverá redução de inflação no meu governo – mas no cenário real o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos informa que Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou. A alta é de 0,96% em julho, após ter registrado taxa de 0,53% em junho. Dessa forma, como prometer algo que se desenha como cenário improvável”, ressalta o autor.

Com diferentes exemplos sobre técnicas de persuasão, e da sua origem greco-romana aos dias atuais, Pedro Pazelli elaborou em 94 páginas um estudo e pesquisa em técnicas de persuasão na publicidade e na propaganda, que passam por discursos retóricos das metáforas, leis básicas e resumidas nas comunicações interpessoais, comerciais, políticas e religiosas, permitindo ao leitor adquirir um certo senso crítico diante de situações no seu dia a dia diante das propagandas em tv, rádio, jornais, outdoors, revistas, encartes de supermercados, produtos em promoção e embalagens, dentre outros. A leitura do ‘Me agana que eu gosto’ visa contribuir para despertar no leitor um senso de observação e crítica.

O escritor enfatiza ainda, as fakes news na atualidade e as técnicas de contar histórias, as historytelling, que verdadeiro ou não, que se apresentam como fatos para convencer o público a partir da narrativa do seu autor. Para aprofundamento do tema, o publicitário Pedro Pazelli também é autor de: Armas da sedução eleitoral - técnicas persuasivas na propaganda política; Paraíso.com - as técnicas de persuasão de propaganda protestante na internet; Aprendendo a pescar e a vender seu peixe; A persuasão das embalagens em supermercados – rótulos e design, ambos da Livro Lindo Editor.

Sobre o autor

Pedro Pazelli começou a escrever contos de ação aos 14 anos ade idade, inspirados nas histórias em quadrinhos e era sempre primeiro colocado em redação e desenho na escola, e quando passou a escrever e ilustrar os próprios livros. Fez vários cursos na área literária e cursos de aprimoramento em desenho. É editor da Editora Livro Lindo.

Venceu o Festival de Cinema Ambiental do Ceará em 2008 - Categoria: Melhor filme; Festival de Humor de Volta Redodnda-1985; Festival Cinema Infantil de Florianópolis- 2005; Premiado três vezes na Itália em salões de desenho e várias vezes no Brasil-1985, 1987, 1989; Premiado três vezes na Itália em salões de desenho e várias vezes no Brasil-1985, 1987, 1989; Prêmio União Brasileira dos Escritores – 2009 e 2011 – livro de Contos e crônicas.

É Mestre em Design – PUC - Rio, Especialização em Cinema de Animação, é editor de vídeo, Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Centro Universitário da Cidade. Desenhou e projetou na Eletrobrás; foi funcionário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na área de Educação em Saúde, onde roteirizou, desenhou e dirigiu vídeos educativos e editou material didático como apostilas, até o ano de 2015.

Livros Técnicos

- Memorização e leitura dinâmica para concursos – ed. Folha Dirigida – Rio.

- Memorização – ed. Segmentadas – Rio –2000.

- Leitura dinâmica – ed. Segmentadas – Rio -2001.

- Animais Sinantrópicos – ed. Interciência - Rio-2012.

- Paraíso.com – Técnicas de persuasão da propaganda protestante na internet – ed. Livro Lindo Editor.

- Qualidade não é vaidade – Técnicas de atendimento ao cliente - ed. Livro Lindo Editor.

- Aprendendo a vender seu peixe - Técnicas de Vendas- ed. Livro Lindo Editor.

- Como se tronar o pior gerente e a pior secretária do mundo (humor) – ed. Livro Lindo Editor.

- Armas da sedução eleitoral – Técnicas de persuasão na propaganda política – Ed. Livro Lindo. editor.

- Me Engana que Eu Gosto – Técnicas de persuasão na propaganda de produtos e serviços, política e religiosa.

Produção de filmes em saúde pública, produção e direção

- Para TV Brasil – Documentários: “A vida do mosquito Aedes aegypti- o mosquito da dengue”, “Lacraia, esse bicho pega!”, “Culex, o vampiro da noite”, “Economizando água”.

- Para TV Globo: “Não abandone descartáveis”, “Criança Cidadã”, “Casa sem dengue”, “Lugar de lixo é no lixo”.

- Para o Ministério da Saúde: Homem que é Homem” (ensina a prevenir o câncer de próstata).

- Para Ministério da Cultura: “O Vento” e “Desenhar é muito fácil”.

“Me engana que eu gosto”
Autor Pedro Pazelli.
Editora: Livro Lindo: Páginas:92.
Preço: 40. 60 palavras


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto