Logo
Imprimir esta página

Fundação Educar divulga programação do Encontro Educação & Protagonismo

Evento on-line e gratuito reúne grandes especialistas para refletir sobre educação em tempos de mudanças

Com a missão de estimular as pessoas a se reconhecerem protagonistas, desenvolverem suas competências socioemocionais e transformarem positivamente a sociedade por meio da educação, a Fundação Educar (www.fundacaoeducar.org.br) promove formações de adolescentes e de educadores. Entre as ações voltadas aos profissionais da área, está o Encontro Educação & Protagonismo, evento que desde 2006 cria espaços de fortalecimento e aprendizado para educadores.

Neste ano, a 16ª edição do Encontro Educação & Protagonismo ocorre nos dias 14 e 15 de setembro, será totalmente gratuita e no formato on-line, acessível a educadores de todo o Brasil. Para garantir a participação, é necessário se inscrever pelo formulário do site e se atentar ao e-mail cadastrado para receber o link da transmissão ao vivo. Todas as atividades da programação terão intérpretes de libras, legendas simultâneas e, na palestra internacional, tradução para o português. Os participantes que preencherem a lista de presença receberão certificado ao final do evento.

Ao longo de sua trajetória, o Encontro já mobilizou grandes nomes da educação – como Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa, Prof. José Pacheco, Mario Sergio Cortella, Anna Penido, entre outros – para debates sobre processos de aprendizado, soluções inovadoras, valorização do papel do professor, ensino público de qualidade, resiliência e cidadania.

Em 2021, a iniciativa traz reflexões sobre educação em tempos de mudanças, saúde mental e emocional, educação híbrida, alfabetização, inclusão e diversidade, protagonismo e oportunidades. A programação reúne convidados como o educador colombiano Bernardo Toro, Cláudia Werneck, Rodrigo Hübner Mendes, Emília Cipriano, Lilian Bacich, Ivan Capelatto, mediação de Flávia Vivaldi e encerramento para os jovens com Rebeca Andrade, primeira brasileira medalhista olímpica na ginástica artística.

O Encontro Educação & Protagonismo investe esforços na promoção de espaço para diálogos que contribuam para a prática pedagógica de educadores, principalmente da rede pública do nosso país. De acordo com Cristiane Stefanelli, coordenadora de projetos da Fundação Educar, as temáticas são sempre definidas através da escuta de quem está na escola e enfrenta desafios das mais diversas naturezas. “Os especialistas convidados têm a especial missão de inspirar e compartilhar ferramentas que amparem a garantia de uma educação que forma o ser humano com habilidades para a vida e para o exercício da cidadania”, explica a pedagoga. “Realizar esse grande evento em tempos de pandemia é também dizer aos educadores que estamos juntos no compromisso pela educação brasileira”, completa.

Confira a programação completa do Encontro Educação & Protagonismo:

14 de setembro

Educação em tempos de mudança (14h) – convidado: Bernardo Toro (educador e filósofo colombiano, Doutor e Mestre em Educação e diretor da Fundação AVINA na Colômbia).

Alfabetização na infância: uma experiência transformadora​ (15h15) – convidada: Emília Cipriano (Doutora em Educação, Mestre em Psicologia da Educação e com graduação em Serviço Social e Pedagogia).

Educação Híbrida: Estratégias e Metodologias eficazes (16h45) – convidada: Lilian Bacich (Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Mestre em Educação e Pedagoga).

15 de setembro

Saúde mental e emocional no ambiente escolar (14h) – convidado: Ivan Capelatto (psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias, Mestre em Psicologia Clínica).

Inclusão e diversidade nas escolas (15h15) – convidados: Cláudia Werneck (empreendedora social e fundadora da ONG Escola de Gente) e Rodrigo Hübner Mendes (Mestre em Gestão da Diversidade Humana, professor e pesquisador na área da educação inclusiva)

Protagonismo e oportunidade - Uma jornada de ouro (18h30) - convidada: Rebeca Andrade (ginasta artística brasileira, medalhista nos Jogos Olímpicos de Tóquio)

A mediação dos dois dias de encontro será realizada por Flávia Vivaldi, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto