Logo
Imprimir esta página

Educação 5.0: A escola Teia Multicultural é pioneira na implementação desse novo paradigma escolar

Sócio da Teia Multicultural, Lucas de Briquez, afirma que o novo formato educacional tem como fundamento as competências socioemocionais, o empreendedorismo, o uso da tecnologia e além de estimular a curiosidade dos alunos, coloca os mesmos no centro do processo e desenvolve consciência e protagonismo a respeito de questões ambientais e sociais.

Um dos mais importantes pilares da sociedade, a educação básica, está hoje vivenciando um grande processo de evolução. O modelo que nossos avós, pais e até nós tivemos já está muito defasado quando comparado às necessidades atuais da nossa sociedade e mundo do trabalho. O formato da vez é a Educação 5.0 - em continuidade à Educação 4.0 - o conceito relativamente novo que coloca como fundamento a ampliação de possibilidades metodológicas.

Para o diretor executivo do Asas Educação e Diretor Administrativo e sócio da Teia Multicultural, Lucas de Briquez, muito além de uma formação escolar com visão mercadológica, em que o aluno é educado para se tornar um futuro profissional, agora, neste novo modelo, a formação passa por valores humanos e habilidades sociais, que não deixam de ser fatores também importantes para o mercado de trabalho.

“Cada umas das faixas etárias, com suas particularidades, são estimuladas no desenvolvimento das habilidades (BNCC), com trocas de conhecimentos entre os próprios alunos e muitas vezes utilizando ferramentas digitais e tecnologias diversas para auxiliar na ampliação de possibilidades de aprendizagem”, afirma.

Ainda segundo o especialista, as famílias também são inseridas nesse processo.

“Uma maneira de contribuir para esse novo formato educacional é não fazer comparações dos modelos vividos com as práticas adotadas hoje nas escolas. Muitas vezes ouvimos pais dizendo que na época deles acontecia de um modo que, naquela época, deu certo, porém, precisamos lembrar que os jovens de hoje vivem num período muito diferente do que nós vivemos na idade deles”, comenta.

Por fim, Briquez afirma que hoje é mais importante conectar o aluno às perguntas do que às respostas. “Eles precisam de estímulos positivos, que os levem a exercer sua curiosidade e autonomia”, completa.

Pandemia educação 5.0

O empresário ainda comenta sobre os desafios trazidos pela pandemia e as percepções que muitos profissionais do ramo da educação têm obtido observando as novas gerações de alunos.

“Percebemos que, por mais que os alunos sejam nativos digitais, podendo ter habilidades para games e aplicativos, não necessariamente eles sabem usar softwares de maneira eficaz. Muitos não sabem (ou sabiam) coisas que para a maioria de nós são óbvias, como as utilidades do Word, Excel, ferramentas de busca no Google, ferramentas no teclado como “Ctrl+C e Ctrl+V, como elaborar uma pesquisa, etc.” comenta.

Uma das habilidades desenvolvidas na Teia Multicultural é a capacidade de síntese e a maneira de organizar pensamentos de forma sistemática. “Ensinamos nossos alunos a usarem post-its para a concepção e apresentação de ideias, mas para isso, precisam aprender resumir textos em palavras-chaves. Nesta semana mesmo a turma com alunos de dez anos apresentou seu processo investigativo através da produção de um Mapa Mental”, finaliza.

Sobre o especialista

Lucas de Briquez é diretor executivo do Asas Educação e Diretor Administrativo e sócio da Teia Multicultural, escola inovadora reconhecida pelo MEC como instituição de referência para a Inovação e a Criatividade em educação básica do Brasil, e pela seleção mundial de escolas inovadoras Education Cities no desafio Edumission, onde recebeu título honorário de "Inovação em Interdisciplinaridade".

Lucas tem MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Be.Academy, é professor de empreendedorismo, design thinker, designer instrucional e copywriter. Hoje, seu maior objetivo é levar a metodologia da Teia Multicultural para crianças e adolescentes de todo país, através da Edutech Asas Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto