Logo
Imprimir esta página

Volta às aulas presenciais em agosto no Estado de São Paulo

Educadora Andrea Deis, fala sobre a insegurança dos pais no ensino presencial

O governo de São Paulo anunciou a volta às aulas presenciais nas escolas públicas e privadas para o dia 02 de agosto.

Escolas públicas e particulares da cidade de SP podem retomar aulas com 100% da capacidade em agosto, desde que haja distanciamento de 1 metro entre alunos em sala. Antes, distância era de 1,5 metro. Rede municipal da capital vai receber 100% dos alunos, mas por meio de rodízio, e creches terão até 60% da capacidade.

De acordo com a educadora, Andrea Deis, a volta às aulas em agosto, causa ansiedade e insegurança dos pais em levar seus filhos à escola até que todos sejam vacinados, mesmo agora com a maioria das pessoas sendo vacinadas. As crianças não têm maturidade emocional e comportamental para manterem o isolamento quando estão nos seus meios sociais, principalmente na educação infantil, fundamental e ensino médio.

A carga horária mínima anual obrigatória será de 800 horas para o ensino fundamental e médio, sendo no mínimo 1/3 dessas horas realizadas de forma presencial. As demais horas podem ser cumpridas remotamente, mediadas ou não por tecnologia.

Para que os pais fiquem seguros, a escola deverá garantir que nenhuma criança resfriada entre na escola além das crianças com febre. A não utilização de bebedouros, a não aglomeração nos intervalos e recreio, as janelas sempre abertas, ar-condicionado central desligado pelo alto índice provável de bactérias. O não compartilhamento de materiais individuais, famílias das crianças que não tenham casos de Covi19. A utilização das máscaras nas condições adequadas, A higienização dos sapatos, dos banheiros, das maçanetas, das mesas e cadeiras.

Para a Andrea Deis, o mais importante que a volta e assegurar que não ocorra evasão escolar, e para isto são importantes as negociações e recursos disponíveis como: Acolhimento as dificuldades, aproximação, as crianças estão recebendo conteúdos, mas não estão retendo na mesma ordem, rever a quantidade de informação. "E monitorar a aprendizagem continuamente é muito importante mais do que cumprir ementas. Ao retornar, cada professor teria que fazer uma checagem desta retenção e resgatar antes de seguir para não gerar lacunas nesta jornada" afirma Andrea.

Neste momento as famílias desejam sentir que podem seguir com o mínimo e não com o máximo pois o maior propósito e a garantia a vida é a sobrevivência básica. Garantir a vida escolar dos filhos, negociações, escuta empática, acolhimento, entendimento, monitoramento e respeito.

São fatores imprescindíveis para esta jornada e para a formação de relações de segurança entre escola e família. As escolas deveriam perguntar, ouvir, se colocar no lugar das famílias para tomarem decisões e não tomar decisões unilaterais, se as partes estão envolvidas devem ser consultadas, inclusive formar um comitê de risco com a participação dos pais.

"Os papéis devem ser respeitados e preservados e o propósito maior deve ser assegurado: Garantia a Vida e retenção dos alunos na escola, este é o presente. Readequação de caminho, ementas e conteúdo será o futuro. Para chegar no amanhã precisamos passar pelo hoje", diz Deis.

Sobre Andrea Deis:

Mestra em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com "Distinção e Louvor", Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialista em Neurociências pela UNIFESP, Master Coach com mais de 18 mil horas de atendimento. Possui certificação na área pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e International Coaching Council (ICC), é especialista em Assessment Training DISC, NeuroCoaching e PNL (Programação NeuroLinquística); Pedagoga com foco em Orientação Educacional e Vocacional, palestrante e escritora. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de empresas e pessoas, no que diz respeito ao planejamento e acompanhamento estratégico, tático e operacional para o desenvolvimento de organizações, times e indivíduos. Premiada em 2019 no Congresso SemeAd: 1o lugar na Categoria. Semead2019, Renovação na gestão, artigo aplicado -FEAUSP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto