Logo
Imprimir esta página

Aprendendo a aprender: entenda como a estimulação do cérebro funciona na prática

Se hoje crianças são estimuladas desde os primeiros anos de vida, facilitando seu processo de aprendizagem, em um passado não muito distante o processo de imersão no ensino regular costumava não ser amistoso para muitas crianças e, em alguns casos, até traumático. O contato com a escola, por vezes, não remete a boas lembranças: seja pelo ambiente, pessoas, disciplina rígida e, sobretudo, pela dificuldade que muitas crianças têm para assimilar conteúdo.

Ao longo do processo de aprendizagem – da infância até o final da adolescência e vida adulta, entender o conteúdo e assimilar novas informações de forma a não as esquecer é um passo importante para obter uma boa qualificação profissional e, consequentemente, uma vida melhor. Se a capacidade de assimilar informações varia de pessoa para pessoa ao longo deste processo, a estimulação cognitiva é a chave para ampliar o entendimento dos conteúdos e colocar o cérebro na rota de aprendizagem definitiva com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Por que isso é tão importante? Imagine que, em nosso cérebro, mais de 80% dos neurônios que nos acompanham ao longo da vida são conectados durante os primeiros anos de vida, e a qualidade das conexões depende fundamentalmente do ambiente, das experiências e dos contextos em que a criança vive. “Não é preciso que haja um ambiente excepcional para desenvolver o cérebro, nem de ambientes artificialmente enriquecidos. O que é preciso é que nos primeiros anos de vida as crianças convivam com adultos e outras pessoas que lhes assegurem afeto, num ambiente de segurança, e lhes apresentem estímulos que lhes permitam interagir com outras pessoas e com o mundo que as cerca”, detalhou Patricia Lessa, Diretora Pedagógica do Supera - Ginástica para o cérebro.

E a ginástica cerebral, como funciona? As crianças e jovens precisam receber estímulos positivos para que possam se desenvolver de forma plena e saudável, tanto em aspectos físicos quanto em aspectos mentais. Isto é, o cérebro precisa ser levado a se desenvolver por meio de desafios crescentes e variados que ajudam a potencializar suas capacidades cognitivas e socioemocionais.

Neste sentido, a ginástica cerebral entra como uma importante aliada para ajudar no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, como explica a especialista. “Esses estímulos quando aplicados da forma correta tem alto impacto na vida da criança, auxiliando na maior assimilação do conteúdo escolar, desenvolvimento mental e de caracteristicas pessoais, como confiança e auto estima. É importante lembrar que a ginástica para o cérebro não é sinonimo de reforço escolar. Ao estimular o cérebro da forma correta, este mesmo cérebro, por si só, responde melhor em várias áreas. Podemos dizer ainda que o nosso cérebro tem a tendência a ser preguiçoso e poupar energia. Quando damos a ele os estimulos certos a resposta também é certeira”, explicou.

Ginástica cerebral e neuroplasticidade - O nome é complexo, mas o entendimento é simples. Neuroplasticidade é um conceito científico que remete a capacidade dos nossos neurônios de se readaptarem e por isso é possível praticar estimulação cognitiva — ou ginástica cerebral — em todas as idades. Imagine o cérebro como uma floresta bem densa, com muitos caminhos, que são as ligações entre os neurônios. Esta rede de incontáveis caminhos é como uma circuitaria cerebral. Quanto mais robusta, ou seja, quanto mais caminhos esse circuito tem, mais o cérebro estará protegido e se fortalecerá. “E é justamente isso que a ginástica para o cérebro proporciona: o fortalecimento das ligações neuronais, de uma forma que mantém ou aumenta o funcionamento cognitivo. Com ela crianças conseguem melhorar o desempenho escolar, jovens alcançam aprovação no vestibular, adultos melhoram seu desempenho profissional e conseguem aprovação em concursos públicos e idosos fortalecem sua reserva cognitiva”, concluiu.

Apresentar novos caminhos para o conhecimento e melhorar o processo de aprendizagem são propostas do Supera– maior rede de escolas de Ginástica para o cérebro do Brasil.

A ginástica cerebral, ou estimulação cognitiva, proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas, facilitando o aprendizado. Os resultados mais concretos desta prática são atenção, memória, agilidade de raciocínio e aumento do desempenho escolar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto