Logo
Imprimir esta página

MEC lanca programa de formacao inicial e continuada para professores e diretores escolares

A iniciativa visa induzir a oferta de cursos de licenciatura que atendam às necessidades da atual política curricular da educação básica.

O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formacao Inicial e Continuada para Professores e Diretores Escolares, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), tem por objetivo induzir a oferta de cursos de licenciatura que atendam às necessidades da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores escolares para atuarem nessa etapa de ensino.

O Programa compreenderá três etapas, sendo elas: a Formação Inicial, a Formação Continuada e a Formação de Diretores. A primeira etapa do Programa contemplará a etapa da formação inicial, que tem por objetivo promover a adequação da pedagogia e das licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos currículos e matrizes estabelecidas pelas redes de ensino, às propostas pedagógicas curriculares das escolas de educação básica, e à Base Nacional Comum (BNC) – Formação Inicial.

O público-alvo dessa primeira etapa são estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com compromisso de realizar um ano de residência na rede pública de ensino com bolsa, e professores sem qualificação adequada, priorizando os que não possuem curso superior. O atendimento será realizado por meio das Instituições de Ensino Superior (IES), atuando em redes distribuídas nas cinco regiões do país. Cada uma das redes é composta por uma IES Federal, uma IES Estadual e uma IES privada, sem fins lucrativos.

As IES ofertarão quatro cursos, sendo eles: pedagogia; letras; matemática; e ciências ou licenciaturas interdisciplinares. Dessa forma, estarão envolvidas 33 IES, com a oferta de 5.280 vagas. Para realizar a adesão, as instituições deverão apresentar um Projeto Institucional que comprove o alinhamento de propostas pedagógicas das licenciaturas à BNCC e à BNC – Formação Inicial.

Para o secretário de educação básica, professor Mauro Luiz Rabelo, a relevância do Programa é que: “o MEC confirma seu papel de indutor de políticas públicas educacionais por meio de fomento às universidades que realizarem a adesão”.

Renato de Oliveira Brito, diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, ressalta que “o Programa será implementado com as Instituições de Ensino Superior atuando em redes, nas cinco regiões do país, constituindo-se em Centros de Excelência para a formação docente”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto