Logo
Imprimir esta página

Projeto de educação financeira deve impactar mais de 600 mil condôminos em SP

Inadimplência é um dos principais problemas para a saúde econômica dos condomínios; Xpeed School, iHUB Investimentos e BBZ Administradora anunciam parceria para ensinar condomínios a investir o fundo de reserva

Quando o assunto é administração do condomínio, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro, pois sem estratégias eficazes a saúde financeira do prédio pode ficar comprometida. De acordo com o Sebrae, um dos maiores erros de uma administração ruim é não ter controle sobre o fluxo de caixa do próprio condomínio.

A educação financeira pode ser a porta de entrada para reorganizar a “casa” ou valorizar ainda mais o patrimônio do condomínio. O educador e head b2b da Xpeed School, a escola de educação financeira da XP, Gustavo Pitta, explica que uma dor muito comum dos condomínios e, que desafia os síndicos e administradores, é lidar com receitas inferiores às despesas e investimentos necessários. “Na maioria das vezes, esse déficit ocorre pela inadimplência por parte dos moradores, devido à falta de organização financeira dos condôminos”, comenta Pitta.

Pesquisas apontam que a taxa de inadimplência condominial no Brasil gira em torno de 15%. Pensando em elevar o nível de consciência financeira e reduzir a taxa de inadimplência dos condomínios, a BBZ Administradora, iHUB Investimentos e XPeed School, acabam de anunciar uma parceria que vai impactar mais de 600 mil condôminos no estado de São Paulo.

O projeto “Investimentos são para todos, inclusive condomínios” vai oferecer formações, entre cursos técnicos e MBAs, para educar síndicos e moradores a organizarem as finanças do local em que residem e, por consequência, investirem de maneira efetiva o fundo de reserva do condomínio. O desconto será de até 30% nos cursos da Xpeed School para os condôminos da BBZ Administradora.

No dia 30 de junho, vai acontecer um encontro para formar síndicos e condôminos será por meio de uma live com o tema “Como e onde investir? As alternativas de investimento no cenário atual”, que terá como palestrante Roberto Indech, Head de análise e sócio da XP Inc. A transmissão será às 20h, pelo Youtube. Os interessados podem ativar o lembrete da live acessando o link:

Por que investir o fundo de reserva?

Paulo Cunha, assessor de investimentos da iHUB, explica que ao investir o fundo de reserva, a rentabilidade do valor investido pode ser utilizado para realizar benfeitorias e eventuais reformas com a intenção de valorizar os imóveis.

Em 2020, a BBZ movimentou quase 1 milhão de reais, entre os condomínios que compõem a carteira da administradora. “O objetivo do fundo de reserva é cobrir custos emergenciais e, quando aprovado em assembleia, pode amortizar ou financiar alguma despesa importante do condomínio. Ao investir com segurança esse recurso, potencializa as funções iniciais e no médio prazo reduz a necessidade de rateios extraordinários”, comenta Roberto Piernikarz, sócio-diretor da BBZ.

Benefícios da educação financeira nos condomínios

A educação financeira ajuda a ter o controle sobre o dinheiro, identifica as respostas para as necessidades e contribui para um futuro saudável e seguro do condomínio. De acordo com Cunha os condôminos que possuem uma inteligência financeira, diminuem significativamente o percentual de inadimplência, além de agregar nas diversas discussões durante as assembleias condominiais sobre onde é melhor investir o fundo de reserva, por exemplo.

Abaixo, o assessor de investimentos cita quatro benefícios que a educação financeira pode trazer aos condomínios:

Equilíbrio dos gastos;
Reorganização das aplicações para diminuir as despesas;
Detectar contas desnecessárias;
Valorizar o patrimônio do condomínio por meio de investimentos adequados.

“Os condôminos são peças fundamentais para a saúde financeira do local em que moram, pois os condomínios não possuem receitas extras robustas como locações do topo do edifício e estacionamentos, para suprir todos os gastos. Assim, na composição do caixa para fazer frente às despesas, ou seja, a previsão orçamentária é definida a divisão dos custos entre todos, quando um indivíduo não contribui os demais são prejudicados”, explica Piernikarz.

Por que falar sobre o orçamento do condomínio é importante

Atualmente, vivemos um cenário desafiador, com a taxa de juros em níveis cada vez menores e com a inflação em alta. Desta forma, caso não haja uma boa gestão dos recursos, inevitavelmente o condomínio vai precisar arrecadar uma chamada extra para realizar investimentos em eventuais melhorias.

Pitta comenta que quando as pessoas que fazem parte daquele espaço, ou seja, os moradores aprendem a investir corretamente, o condomínio ganha independência.

Sobre iHUB Investimentos

A iHUB Investimentos é uma empresa especializada em assessoria de investimentos credenciada pela XP Investimentos. Possui mais de 2,5 mil clientes, somando mais de R$1 bilhão em valores investidos.

Sobre Xpeed

Sobre a Xpeed School – Educação financeira é a base e principal tema da XP Inc. A Xpeed School surgiu em 2020 como a plataforma de ensino a distância voltada para a formação e educação financeira de nível básico a profissionalizante. A oferta de cursos parte de pílulas gratuitas até MBAs. O propósito da Xpeed School é de educar financeiramente todas as classes socioeconômicas e níveis educacionais brasileiras. A plataforma oferece 30 cursos online em três frentes: Investimentos, Trading e Educação Financeira. Os programas de ensino possuem propostas de duração de 1h30 a 18 meses, como é o caso dos MBAs –um ano de estudos e seis meses para o trabalho de conclusão. As aulas são ministradas por profissionais do mercado, mestres e doutores.

Sobre BBZ Condomínios

Com mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário como incorporadora e construtora, a BBZ administradora foi criada a partir da necessidade de gerir seus próprios empreendimentos imobiliários, destacando-se como uma marca especializada na implantação e administração de condomínios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto