Logo
Imprimir esta página

EDUCAÇÃO/DICAS | Como pais e responsáveis podem auxiliar os estudantes a melhorar o desempenho na redação?

A redação figura como um grande desafio para os estudantes no Brasil. Em 2020, a nota média na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 588,74 pontos (índice vai de zero a mil) -, apenas 28 estudantes atingiram nota máxima, o pior resultado desde a edição 2013 -; entre os que zeraram, o índice foi de 3,22%. Para que pais e responsáveis possam se engajar e auxiliar os jovens no aprimoramento do desempenho na escrita, a equipe da Geekie elencou seis dicas simples e eficazes.

Escrever bem e corretamente é uma demanda que vai permear a vida pessoal e profissional do indivíduo; mais do que isso, essa é uma habilidade que pode determinar o ingresso do estudante no ensino superior. Em 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou apenas com 28 redações nota mil – o pior resultado desde a edição 2013 da avaliação. A média das notas ficou em 588,74 pontos. Com o anúncio, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), de que as provas devem acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, recomeça a corrida para aprimorar os conhecimentos e potencializar o desempenho na prova. Nessa tarefa, os alunos contam com o apoio da escola, mas como os pais e responsáveis podem auxiliar nessa missão? A área pedagógica da Geekie, formada por uma equipe multidisciplinar, elencou seis dicas simples e eficazes para que esse envolvimento familiar seja um ponto de aceleração dos bons resultados.

“Na Geekie, defendemos que o envolvimento dos pais e responsáveis é uma das peças-chave para o bom desempenho escolar do estudante. A família, como parte importante da comunidade escolar, tem um papel fundamental de contribuir para o engajamento do aluno e no processo de aprendizagem significativo. Nessa perspectiva, listamos seis dicas para que o núcleo familiar possa auxiliar no desenvolvimento da escrita e na potencialização de conhecimentos fundamentais para conquistar uma boa nota na redação do Enem e nos exames vestibulares”, afirma Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford e cofundador da Geekie. Educador Parental em Disciplina Positiva, Sassaki acrescenta que a pandemia trouxe uma pressão grande no relacionamento familiar, com isso, investir em atividades que aproximem as diferentes gerações pode trazer resultados para além do aprimoramento da escrita. “Estamos falando de construir pontes, criar novos diálogos e novas narrativas em torno de um objetivo familiar comum”, salienta.

DICAS

#1 | Incentive a boa leitura

A primeira dica é um clássico entre as recomendações da temática: os pais e responsáveis devem estimular os filhos a ler bons livros – sejam em versões impressa ou digital, assim como a leitura de jornais, revistas e blogs. A leitura amplia o repertório sobre o mundo e alimenta o pensamento crítico, além de trazer conhecimentos do vocabulário e das regras gramaticais. Esses, aliás, são elementos essenciais para elaborar uma boa redação.

#2 | Debata sobre temas da atualidade

Converse com os jovens sobre os acontecimentos nacionais e internacionais mais relevantes. Temas da atualidade que geram discussões na sociedade podem se tornar temas das provas de redação. Uma dica é que pesquisem juntos sobre esses assuntos que estão em alta nas mídias impressa e digital. Depois, discutam sobre esses temas, pontuando a conversa com os prós e os contras; valorizem os diferentes pontos de vista possíveis. Essa é uma estratégia para desenvolver a capacidade de organizar argumentos e de relacionar informações – essenciais para desenvolver uma argumentação clara e objetiva, que é uma competência importante avaliada no texto dissertativo.

# 3 | Estimule o jovem a escrever

A prática é essencial para que os jovens aprimorem as habilidades de escrita. Não adianta dominar os assuntos que estão em todos os noticiários se o estudante não consegue pôr no papel as próprias ideias de forma organizada. Portanto, quanto mais vezes ele escrever, mais chances ele terá de obter êxito na redação. O ideal é treinar uma vez por semana, no mínimo. Uma boa dica é selecionar temas de provas passadas do Enem e treinar as redações.

#4 | Ajude a gerenciar o tempo

A redação não deve demorar mais do que 1 hora e 15 minutos para ser realizada, por isso administrar o tempo para produzi-la é muito importante. Pais e responsáveis podem ajudar nesse treino, ministrando simulados e cronometrando o tempo de finalização do texto. O tempo dedicado ao projeto e ao rascunho da redação não pode ultrapassar 30 minutos; o texto final deve demandar entre 15 e 20 minutos. Deve sobrar um tempo para revisar e, se necessário, passar o texto a limpo. No entanto, para não pressionar o estudante, é válido fazer as primeiras simulações com tempo livre, cronometrando a elaboração da redação do começo ao fim; a partir desse dado, os pais podem começar a definir um intervalo de tempo cada vez menor para o exercício até chegar no tempo máximo de 1h15min – considerado o ideal para a composição da redação no dia do Enem ou dos vestibulares.

# 5 | Faça uma revisão com críticas construtivas

Os pais ou responsáveis devem fazer uma leitura crítica dessas redações. A proposta é identificar os erros de ortografia, pontuação, concordância e regência, sempre os indicando ao aluno, pois são considerados graves pelos examinadores. Caso o familiar não seja um expert em gramática, vale identificar na família ou entre os amigos quem seja! Além disso, vale consultar o dicionário sempre que uma palavra soar estranha ou incompreensível. Um ponto importante é evitar, no texto, gírias, clichês e abreviações que costumam ser usadas em bate-papos na internet. É importante observar se a ideia foi bem colocada – com coesão, coerência e bem argumentada. Se o texto estiver confuso, o estudante deve reescrever, seguindo as orientações.

# 6 | Relaxar também é importante

O jovem costuma ficar muito ansioso nas provas, especialmente na redação? Uma boa dica para conseguir se acalmar é praticar exercícios de respiração. Os praticantes de yoga se utilizam dessa prática para tranquilizar e esvaziar a mente. Pais ou responsáveis devem lançar uso dessa prática com os jovens! A dica é inspirar lentamente e expirar no dobro do tempo. Se inspirar por cinco segundos, soltar a respiração em 10 segundos. Além de relaxar, oxigena bem o cérebro. E com os pensamentos acalmados, o rendimento na redação será melhor.

SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto