Logo
Imprimir esta página

Vivante Capacita Jovens Socialmente Vulneráveis em Programa de Aprendizes

Iniciativa da empresa alinha-se às boas práticas de responsabilidade social

Dar oportunidade de trabalho a adolescentes e jovens socialmente vulneráveis, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, é o objetivo do programa Inclua+Vivante, que já beneficia dezenas de aprendizes entre 15 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade social. Lançado pela Vivante, uma das principais empresas no Brasil de soluções em manutenção predial, facilities e eficiência energética, no cenário de forte redução na oferta de emprego causado pela pandemia, o programa tem contribuído para a inserção desses jovens, e está alinhado às boas práticas promovidas dentro do conceito de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) da companhia.

"Com as dificuldades ainda maiores impostas pela pandemia, transformamos uma obrigação legal em um programa de inclusão social para adolescentes e jovens socialmente vulneráveis, trazendo novas oportunidades de desenvolvimento para cada um e contribuindo para a melhoria das condições financeiras de suas famílias", conta Cassiano Vianna, diretor de RH da Vivante.

Atualmente, cerca de 80% dos menores aprendizes que integram o programa Inclua+Vivante estão dentro das faixas de vulnerabilidade alta/altíssima e média, consideradas as mais preocupantes. Estes jovens, que auxiliam com serviços administrativos, estão passando por desenvolvimento dentro das unidades da Vivante espalhadas pelo País, nas quais aprendem a ter responsabilidade, proatividade, criatividade e uma boa comunicação.

Os aprendizes são instruídos e acompanhados diariamente pelos líderes da empresa, visando a melhor adaptação, e, ao atingirem os requisitos de eficiência e maturidade procurados pela Vivante, recebem uma oportunidade de efetivação. Nos casos de não contratação, o aprendiz fica em um banco de prioridades para futuras oportunidades.

De janeiro de 2020 a maio de 2021, a Vivante efetivou cerca de 15% dos aprendizes e, segundo Vianna, a intenção é fazer com que esse índice possa crescer ainda mais. "As empresas têm um importante papel social a desempenhar, que se faz ainda mais necessário nesse momento de pandemia. Nosso objetivo é possibilitar que um número cada vez maior de adolescentes e jovens sejam capacitados e contratados para atuar nas nossas áreas administrativas e operacionais da empresa", afirma o diretor de RH.

Para ingressar no programa, os jovens passam por entrevistas com assistentes sociais do ESPRO (Ensino Social Profissionalizante), associação parceira do Inclua+Vivante e que atua há mais de 40 anos capacitando adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Além disso, é realizado um teste de anamnese, no qual são checados aspectos como nível de renda, despesas fixas, escolaridade e histórico familiar, com o objetivo de se obter o grau de vulnerabilidade social do aprendiz.

Aprovados nestas análises, os candidatos, de preferência aqueles com vulnerabilidade altíssima ou alta, são encaminhados para entrevista com os gestores da empresa, e aqueles que são selecionados passam a integrar o programa.

O ESPRO também capacita os aprendizes da Vivante no Programa de Aprendizagem, com foco em administração. O curso é realizado em paralelo às atividades práticas na empresa e fornece conhecimentos em Administração e Gestão, Recursos Humanos, Finanças, Logística, Qualidade de Serviços, Informática e Comunicação.

A Vivante possui parcerias com outras instituições que auxiliam na busca de perfis e acompanhamento profissional de jovens e adolescentes. Recentemente, pelo fato de a Vivante ser uma empresa do Axxon Group, o Inclua+Vivante foi inserido como projeto-piloto dentro do Programa Contrate um Jovem e Transforme o País, da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital), passando a contar com um ecossistema de capacitação e empregabilidade formado por entidades como a Fundação IOCHPE.

Sobre a Vivante

A Vivante é uma das principais empresas no Brasil de soluções em manutenção predial, facilities e eficiência energética. Fundada há mais de 20 anos, foi incorporada ao Axxon Group em 2013.

A empresa conta hoje com mais de 5.500 colaboradores, que atuam em todas as regiões do País, em segmentos como Indústria, Saúde, Shopping Center, Prédio Comercial e Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto