Logo
Imprimir esta página

Automação das matrículas acelera e instituições de ensino já avaliam uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Em todos os períodos de volta às aulas as instituições de ensino enfrentam uma operação de guerra. Preparar dezenas de funcionários para receber documentação, analisar, alimentar o sistema e seguir com a matrícula de dezenas ou centenas de milhares de alunos. Assim como ocorre em todo conflito bélico, este não foge à regra e sempre são registradas muitas perdas, principalmente em termos de desperdício da força de trabalho que poderia estar sendo empregada em tarefas mais estratégicas. Com a transformação digital, as escolas e faculdades aceleram a busca por soluções tecnológicas para automatizar este processo.

Prova disso é que a CredDefense, empresa especialista do mercado de soluções antifraude, acaba de anunciar o fechamento de contratos para implantar em quatro instituições de ensino superior um sistema que permite processar toda a documentação dos alunos de forma 100% digital.

O gerente de Projetos da CredDefense, Alexander Rodrigo Cuadros, explica que a automação proporcionada pela empresa é implantada com base na tecnologia OCR, sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres. Ela possibilita a inserção da documentação sem que seja necessário um funcionário digitar dados como o número do RG, por exemplo. “O aluno recebe um SMS com um link para fazer a matrícula. Leva de dois a três minutos para preencher tudo”, explica.

Inteligente, a tecnologia é capaz de identificar os diferentes tipos de documentos pessoais como RG, CPF, histórico escolar de forma a evitar erros de preenchimento, acidentais ou não. “Além de garantir organização, o sistema é assertivo”. Resumindo, o OCR extrai as informações e as entrega às instituições devidamente tabuladas em seus bancos de dados.

De acordo com o CEO da CredDefense, José Luís Volpini, o ingresso da empresa no ramo educacional começou com um projeto piloto no ano passado, mas os contratos foram efetivamente fechados neste semestre. “Buscamos um crescimento orgânico, com negociações evoluindo para todo o mercado educacional”, diz Volpini. Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e para escolas que oferecem cursos complementares como cursinho pré-vestibular, cursos preparatórios para concursos públicos, Educação a Distância e escolas de idiomas, entre outras empresas da área.

O gerente de Projetos explica ainda que a experiência que a companhia tem com biometria facial permite automatizar outros processos, além da matrícula do estudante. Um aluno que perdeu a senha de acesso ao site da instituição pode recuperá-la de forma segura por meio de biometria feita a partir da câmera do próprio celular. Dá até para assinar eletronicamente um contrato entre aluno e escola. “Não existe assinatura mais segura do que a própria face do aluno”, diz Cuadros.

Sobre a CredDefense

Somos uma plataforma de soluções antifraude com emprego em biometria facial e outras soluções, atuando em diversos setores como bancos, financeiras, fintechs, varejos, locadoras de veículos e logística.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto