Logo
Imprimir esta página

Com o tema Todos Podemos Ser Heróis, estudantes de Medicina se engajam em campanha de doação de sangue

Universitários se envolvem em campanha para estimular maior envolvimento da população na doação de sangue

Com o tema #TodosPodemosSerHeróis, os alunos da Faculdade de Medicina da São Judas, que integra o Ecossistema Ânima de Educação, estão engajados no estímulo à doação de sangue. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2019, 16 a cada mil habitantes doam sangue no Brasil, percentual que corresponde a 1,6% da população brasileira – dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica como desejável que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.

Os futuros médicos estão divulgando nas redes sociais das ligas da faculdade a necessidade de reposição dos estoques no Hospital Municipal de Cubatão e estimulando todos a colaborar. “A pandemia só agravou a situação dos bancos de sangue, porque as pessoas ficam com receio de doar. É um ato que sempre foi seguro para quem doa e para quem recebe e continua sendo assim”, destaca a aluna Luciana Schmidt Gomes Lopes, do 5º semestre de Medicina da São Judas de Cubatão.

Os interessados em colaborar devem procurar o Hospital de Cubatão, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e aos sábados das 8 às 11 horas. O telefone é o (13) 3388-4887.

Insubstituível - Sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana. Além do mais, é um ato 100% voluntário. Sem doadores não há bancos de sangue. Cada doação pode beneficiar até 4 pessoas.

Os pré-requisitos para doar são: ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar alimentado; não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

Há alguns impedimentos temporários para a doação, como gripe, resfriado e febre; infecção pelo novo coronavírus (aguardar 30 dias após a completa recuperação); gravidez, pós-parto e amamentação até 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo); exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; algumas vacinas e tratamento dentário cirúrgico.

Homens podem fazer no máximo quatro doações no período de um ano e mulheres, três doações no mesmo período.

Sobre a São Judas

A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto