Logo
Imprimir esta página

Secretaria da Educação e Instituto Ayrton Senna iniciam autoavaliação do 2° bimestre

A abordagem está relacionada às características individuais, que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir dos alunos

Estudantes da rede pública estadual de ensino começam a preencher a autoavaliação socioemocional do 2° bimestre nesta quarta-feira (9). Resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, o instrumento baseado em rubricas é voltado para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio. A pesquisa online fica disponível até 30 de junho, na Secretaria Escolar Digital (SED).

A autoavaliação envolve 17 competências socioemocionais agrupadas em cinco macrocompetências: amabilidade, engajamento com os outros, abertura ao novo, autogestão e resiliência emocional. Dessas, são respondidas apenas os itens priorizados em cada ano e série pela rede, conforme o componente Projeto de Vida, oferecido no âmbito do Inova Educação. Nas respostas, os estudantes se autoavaliam - por meio de escalas (níveis ou “degraus”) e justificativas- como se sentem e percebem em relação a temas variados, que estão relacionados às características individuais e se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir, seja consigo, com terceiros e em situações para estabelecer e atingir objetivos.

Para Rossieli Soares, secretário de Estado da Educação, o instrumento permite reflexões sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. “O estudo acompanha o percurso formativo e fornece subsídios necessários para que a rede possa conhecer e intervir na mediação e no processo escolar como um todo. É importante pontuar que não objetivamos premiar ou atribuir nota, mas, sim, compreender determinados aspectos socioemocionais que possam interferir na aprendizagem para, assim, tomarmos decisões embasadas”, conta.

O incentivo à compreensão da singularidade de cada estudante é comentado por Natália Storace, gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna. “Os materiais do componente Projeto de Vida propõem atividades voltadas para o desenvolvimento dos estudantes, do protagonismo e das competências socioemocionais, permitindo um trabalho individualizado a partir da reflexão sobre quem são, sobre suas histórias, interesses e sonhos em relação aos estudos, à família, à comunidade e ao trabalho. Dessa maneira, tal autoavaliação é fundamental para que os estudantes possam viver, estudar e conviver em um mundo cada vez mais complexo, incerto e em constantes e rápidas mudanças, que são as marcas mais significativas e desafiadoras do século 21”, comenta.

Desenvolvimento integral dos estudantes

O Projeto de Vida (PV) é um dos três componentes curriculares do Inova Educação, que ainda conta com Eletivas e Tecnologia e Inovação. Durante as aulas, os estudantes têm contato com abordagens atuais, relacionadas, por exemplo, à gestão de tempo, organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro. O currículo do estado de São Paulo prevê o desenvolvimento pleno das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes, através da promoção de um ambiente inovador de criação, de compartilhamento de ideias e soluções tecnológicas que melhoram a rotina escolar, além de permitir uma maior conexão entre professores, estudantes e outros integrantes da comunidade escolar.

Saiba mais no site do Inova Educação: https://inova.educacao.sp.gov.br/

Passo a passo para o preenchimento

Para responder à autoavaliação socioemocional, o estudante deve acessar a Secretaria Escolar Digital: https://sed.educacao.sp.gov.br/

No menu inicial, clicar em Aluno / Autoavaliação socioemocionais / Preencher Autoavaliação / Ler as instruções e avançar para iniciar. É possível selecionar a alternativa que o estudante mais se identifica, seguindo as orientações de preenchimento de cada questão. Ao concluir, basta clicar em finalizar. Ao confirmar, o questionário será enviado com sucesso.

Acessos e resultados

A partir de 6 de julho, os relatórios referentes às visualizações por estudante e turma serão disponibilizados ao professor. Os dados consolidados por escola poderão ser acessados pelos gestores.

A autoavaliação socioemocional complementa a avaliação diagnóstica apresentada recentemente pela Seduc-SP e o Instituto Ayrton, que envolveu 110 mil estudantes e apresentou uma análise ampla para a tomada de decisões baseadas em evidências.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto