Logo
Imprimir esta página

“Raios Cósmicos”: projeto AnimaFísica lança sua segunda animação no dia 1º de junho

Iniciativa é um projeto de divulgação cientifica do Instituto de Física da Unicamp, com participação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Veja o teaser do filme: https://youtu.be/IJ-m6WVHC30

Está marcado para 1º de junho o lançamento do curta-metragem “Raios Cósmicos”, segunda animação do AnimaFísica, projeto de divulgação científica que reúne pesquisadores e estudantes do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas/SP. O evento de lançamento será transmitido via zoom às 16h, e é aberto a qualquer interessado. Ele será comandado pelo idealizador do AnimaFísica, o Professor Titular do Instituto de Física Dr. Marcelo Moraes Guzzo, que estará ao lado do cineasta e animador Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, responsável pelo filme.

Com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia) da Unicamp, a animação acompanha um diálogo entre a jovem Mari e seu pai, o professor Pedro, que conhecem o novo álbum da banda de rock favorita da garota. Com muita música, o filme destaca também a importância do trabalho de cientistas como o brasileiro Cesar Lattes e Gleb Wataghin, que dá nome ao Instituto de Física da Unicamp.

Os personagens Mari e Pedro surgiram pela primeira vez no curta “Quarks & Léptons”, que segue o objetivo do AnimaFísica, de divulgar conceitos da Física de Partículas para o público geral, não especializado, principalmente para jovens estudantes. O filme, lançado em outubro de 2019, pode ser visto no canal do projeto no Youtube, e apresenta a visão atual do modelo atômico, conteúdo que faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Os próximos planos do professor Marcelo Moraes Guzzo envolvem também a produção de um terceiro episódio da série, ainda em fase de planejamento. “Falar de Física por meio de animações foi o ponto de partida e já temos a ideia para um filme futuro. Mas, além dos curtas, junto com um grupo de alunos, o projeto AnimaFìsica já preparou uma série de vídeos explicando os conteúdos mais específicos mencionados nos filmes, um podcast e estamos finalizando um e-book. Todo o material é aberto, disponível no nosso site, acessível para estudantes, professores que queiram usar os conteúdos em aula, e a qualquer pessoa que goste do tema”, convida.

Para Maurício Squarisi, que trabalha há mais de 40 anos com cinema de animação, a experiência com o projeto AnimaFísica trouxe muitas novidades. “Entrei em um novo universo e aprendi muito, tanto sobre física, como sobre o universo científico, da pesquisa. No fundo, acho que o cientista tem o espírito muito parecido com o do artista, especialmente pela curiosidade, a inclinação para a criação, a presença de uma certa inquietação,” conta o cineasta, que dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas ao lado de seu fundador, Wilson Lazaretti. Em atividade desde 1975, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. Com mais de 300 filmes produzidos, entre obras próprias e produzidas nas mais de 2500 oficinas de animação ministradas, o Núcleo é um dos mais longevos e atuantes polos de produção no segmento no país.

Quem quiser acessar todos os conteúdos do projeto AnimaFísica, pode conhecer o site www.animafisica.com.br. O episódio ‘Raios Cósmicos’ poderá ser visto no Youtube a partir das 19h, no dia 1º de junho.

AGENDA

Pré-estreia do desenho animado: Raios Cósmicos

Data: 01/06/2021 (3ªf)

Horário: 16h

Como assistir: via aplicativo Zoom

Link: https://zoom.us/j/96933505867

ID da reunião: 969 3350 5867

Projeto AnimaFísica: Física de Partículas sob o olhar da animação

www.animafisica.com.br

Canal no Youtube: www.youtube.com/channel/UC4T0iWBg9oQhiXuyw9x2G_w

Facebook: www.facebook.com/animafisica

Instagram: www.instagram.com/animafisica

Twitter: www.twitter.com/animafisica

Projeto de divulgação científica através de desenhos animados, ligado ao

Projeto Temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’,

do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio: Fapesp, GEFAN (Grupo de Estudos em FÍsica e Astrofísica de Neutrinos) e DRCC (Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia IFGW)

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Moraes Guzzo

Pesquisador: Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres

Animação de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Colaboradores:

Eduardo Akio Sato (Mestre e Doutorando em Física pela Unicamp)

Dayane Fumiyo Tokojima Machado (Mestre em Divulgação Científica e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp).

Material de apoio - Alunos de graduação do Instituto de Física da Unicamp:

Diego Sena Simão

Eduardo Scotton Arruda

Eduardo Walter da Silva

Lucas Trentim

Mateus Rennó

Nicole Penno Albiol Garcia

Willian Gabriel

Veja o teaser do filme: https://youtu.be/IJ-m6WVHC30

Desenho de personagem de desenho animado Descrição gerada automaticamente com confiança média


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto