Logo
Imprimir esta página

Planejamento, escuta e inovação são a base para a implementação do Novo Ensino Médio

Em evento realizado pelo SAS Plataforma de Educação na última quinta-feira (6), Eduardo Deschamps, ex-presidente e atual conselheiro do CNE, apresentou as principais mudanças do novo modelo de Ensino Médio

A nova estrutura curricular do Ensino Médio deve começar a ser aplicada já em 2022, e muitas são as dúvidas de professores e gestores escolares. Por isso, o SAS Plataforma de Educação trouxe Eduardo Deschamps, ex-presidente e atual conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), para explicar, em evento virtual e gratuito, as mudanças de forma didática e com exemplos práticos. Durante a apresentação, o conselheiro mostrou que o Ensino Médio será organizado em duas partes: formação básica geral – voltada na formação para a vida; e itinerários – com foco nas carreiras profissionais.

O especialista defendeu que a nova estrutura será positiva para todos, mas depende de uma preparação maior por parte dos professores, que atuarão com conteúdos interdisciplinares.

Deschamps apresentou também as possibilidades de unidades curriculares para a formação geral básica: disciplinas, áreas ou temas integradores; e os tipos de itinerários formativos: propedêuticos (por área de conhecimento), técnicos profissionalizantes ou mistos.

“O Novo Ensino Médio tem foco no protagonismo do aluno”, afirmou Deschamps ao apontá-lo como uma grande quebra de paradigma para os professores. O especialista também tirou dúvidas de professores, coordenadores e gestores de escolas, como as possibilidades de distribuição da carga horária entre os três anos do Ensino Médio.

Presente no evento, o professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, afirmou que o novo modelo chegou para corrigir uma distorção que existia no Ensino Médio brasileiro.

Ao ser perguntado sobre a escolha dos itinerários formativos a serem oferecidos pelas instituições de ensino, Deschamps defendeu que as opções devem estar relacionadas ao DNA de cada escola e alertou para a importância de ouvir os estudantes na hora de definir o currículo. Ainda segundo Deschamps, a partir de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acompanhar as mudanças do Ensino Médio e trará duas provas: uma com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda será voltada aos itinerários. Neste formato, os estudantes poderão escolher a segunda prova de acordo com o curso de Ensino Superior que pretenderem cursar.

“Planejamento, escuta e formação são as palavras-chave para a implementação do Ensino Médio”, finalizou o especialista.

“Tenho muita esperança de que de fato a gente esteja construindo um currículo e uma cidadania melhor para os próximos anos no Brasil”, finalizou o professor Ademar.

O evento completo pode ser conferido no link: http://sasedu.co/eventonovoem0605.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 900 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto