Logo
Imprimir esta página

Especialista dá dicas de como evitar ciladas na hora de escolher programa de intercâmbio no exterior

Especialista dá dicas de como evitar ciladas na hora de escolher programa de intercâmbio no exterior

Há boas oportunidades para estudar e trabalhar fora do Brasil, mas com redução das turmas provocada pela pandemia é preciso redobrar o cuidado na hora de escolher a agência, a escola e a forma de pagamento

Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o de intercâmbios. Com o fechamento das fronteiras, crise econômica e medidas de isolamento social, os programas de estudo e trabalho no exterior foram praticamente suspensos em todo o mundo. Agora, com o avanço da vacinação, o setor começa a retomar as atividades e estudantes brasileiros já estão de malas prontas para embarcar para uma experiência em outro país. Mas é preciso tomar certos cuidados na hora de contratar um programa de intercâmbio.

O alerta é de Alexandre Pucci, que há mais de 25 anos trabalha no segmento de programas de intercâmbio. Ele que acompanha de perto a rotina da operação em suas unidades explica que a expectativa dos estudantes sempre é superada e que por experiência própria, ele sabe que o intercâmbio é o caminho prazeroso e muitas vezes mais rápido de absorção de experiências, cultura e educação. Além de estar à frente da Information Planet no Brasil, hoje Pucci é também vice-presidente da Abraseeio – Associação Brasileira de Agências Especializadas em Intercâmbio para Oceania.

“É uma experiência incrível e vai muito além do aprendizado de um idioma ou de curso de especialização, é uma vivência única em termos culturais, educacionais e de vida”, disse Pucci. Veja as principais dicas para evitar dor de cabeça na hora contratar um programa de intercâmbio:

1 - Desconfie do câmbio muito abaixo do real - a estratégia é usada para atrair o cliente, mas um valor maior ficará para ser pago ao final, uma vez que o valor pago inicial é um percentual do total.

2 - Não efetue o pagamento integral do programa - o ideal é efetuar o pagamento integral somente em uma data próxima do embarque e solicitar comprovante de pagamento à escola. Se houver qualquer problema, se a escola tiver sido paga o estudante está garantido pelas leis locais, mas se o dinheiro estiver nas mãos da agência, poderá correr riscos ao solicitar o reembolso, por exemplo.

3 - Não efetue pagamento antes de definir a escola - não há qualquer necessidade de efetuar pagamentos antes de definir a escola, uma vez que o pagamento deve ser feito para garantir a vaga na escola. Se não escolheu a escola ainda, não há o que ser pago.

4 - Não compre escolas desconhecidas - todas as agências de intercâmbio comercializam programas educacionais oferecidos pelas mesmas escolas em todo o mundo. Desconfie se oferecerem a você uma escola totalmente desconhecida, que só uma agência possui. Pesquise sobre a escola diretamente no site e nas redes sociais da escola.

5 - Desconfie de escolas muito baratas e pesquise para evitar surpresas - as melhores, em qualquer lugar do mundo, são as mais caras. O que não quer dizer que escolas mais econômicas não sejam boas. Mas é bom pesquisar e comparar para evitar decepções.

6 - Não negocie diretamente com a escola no exterior - só um contrato em português, firmado no Brasil, é a sua garantia. Evite negociar diretamente com a escola no exterior, estratégia oferecida por algumas agências virtuais.

7 - Exija um contrato - todo negócio precisa ter regras claras para ambas as partes e não é diferente na contratação de um programa de intercâmbio. Não abra mão de ter um contrato claro para garantir tudo que está sendo combinado.

8 - Taxa de matrícula é a remuneração das agências e garantia de suporte em todo o período de intercâmbio - agências que dizem não cobrar taxa, não vão dar suporte ou embutiram o valor em outro custo. Fique atento!

9 - Não existe compre agora e pague depois - ao fechar o programa, é preciso pagar a entrada, que corresponde à taxa de matrícula.

Saiba mais sobre a Information Planet

A Information Planet é uma agência de educação internacional que é especializada em programas de intercâmbio em países como Austrália, Canadá, Irlanda, EUA, Nova Zelândia, Reino Unido e Malta. Tem parceria com mais de 500 escolas e possui agências receptivas para os estudantes brasileiros na Austrália e no Canadá. Ao todo já enviou mais de 50 mil brasileiros para programas de educação, cultura e experiência.

Fundada em 1996, a Information Planet nasceu na Austrália pelas mãos de um estudante que passou por todas as fases de um intercâmbio. Depois de viver uma experiência incrível, ele quis facilitar a vida de quem busca uma vivência semelhante. Hoje, mais de 20 anos depois, a equipe é formada exclusivamente por ex-intercambistas e a Information Planet oferece assessoria completa em todas as etapas do programa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto