Logo
Imprimir esta página

PUCRS e Poatek oferecem bolsas integrais para o ingresso de mulheres no curso de Ciência da Computação

Iniciativa disponibilizará duas bolsas integrais para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação na PUCRS, além de bolsa-auxílio para as candidatas selecionadas

Com a expansão de novas tecnologias e com a alta da demanda de adaptação digital, até 2024 serão criadas cerca de 420 mil novas vagas na área de Tecnologia da Informação (TI), segundo estimativas do Banco Mundial. Apesar do crescimento do mercado, a representatividade das mulheres na área ainda é baixa.

Em 2019, elas correspondiam a apenas 13,3% dos/as estudantes matriculados/as nos cursos de graduação presenciais nas áreas de computação e TI, de acordo com o estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mesmo com o exemplo de nomes como Ada Lovelace, Mary Kenneth Keller, Margaret Hamilton e Frances Allen, que fizeram história no ramo, até 2017 apenas 20% das pessoas que atuavam na área de computação no Brasil eram mulheres, segundo a plataforma de dados Dataviva.

Para contribuir com a mudança dessa realidade e ampliar a inserção de mulheres nas áreas relacionadas a tecnologia, a PUCRS e a empresa Poatek estão lançando a segunda edição do Programa Mulheres na Computação. A iniciativa oferece duas bolsas integrais para o ingresso no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Escola Politécnica da PUCRS, além de bolsa-auxílio mensal de R$ 1.200, para cada aluna, durante os três primeiros semestres do curso.

Como participar do Programa

A primeira etapa de inscrição para o programa é o registro de interesse, que deve ser feito até o dia 7 de maio, por meio do site do PUCRS Carreiras. Até a mesma data, as candidatas também devem enviar a comprovação de renda familiar e o histórico escolar do Ensino Médio ou comprovante de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o e-mail . Para concorrer às bolsas é necessário possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

As candidatas passarão por etapas de entrevistas e deverão realizar a prova do Vestibular de Inverno da PUCRS, no dia 12 de junho.

Inspiração de quem já está fazendo a diferença

Atualmente no terceiro semestre da graduação, a estudante Morgana Weber foi uma das aprovadas na primeira edição do Programa. Para ela, a oportunidade possibilitou a realização de um sonho. “Foi por meio da iniciativa que pude realizar o sonho de entrar na faculdade em uma área na qual quero seguir”. A estudante também destaca a relevância da ação para a sociedade e para a participação de mais mulheres na TI:

“Por mais que a gente trabalhe e lute para mudar isso, ainda há poucas mulheres na computação e tecnologia da informação. Ações como essa são fundamentais para debatermos essa questão e ampliar a igualdade de gênero”.

Já a estudante Jennifer Bittencourt, que também foi selecionada na primeira edição do Programa, incentiva as estudantes que desejam ingressar na área. “Lembrem-se que o primeiro algoritmo foi escrito por uma mulher. Por isso, não tenham medo de seguir nessa área”.

Saiba mais sobre as etapas da seleção

7 de maio: prazo final para registro de interesse no site do PUCRS Carreiras e envio da documentação (comprovação de renda familiar até 1,5 salário mínimo por pessoa e histórico escolar do Ensino Médio ou comprovante de nota do Enem) para o e-mail ;
17 a 21 de maio: realização da dinâmica de grupo com as candidatas que preencherem os pré-requisitos e entregarem toda a documentação exigida;
24 a 28 de maio: entrevistas individuais realizadas de forma online, por videochamada;
12 de junho: as candidatas aprovadas nas entrevistas serão comunicadas com antecedência para que possam finalizar seu processo de inscrição no Vestibular de Inverno da PUCRS 2021 e realizar a prova no dia 12 de junho de 2021;

As candidatas aprovadas serão contatadas entre os meses de junho e julho. A aprovação levará em conta os pré-requisitos do Programa, o desempenho em cada uma das fases do processo seletivo e a classificação no Vestibular de Inverno da PUCRS 2021.

Sobre o curso

O Bacharelado em Ciência da Computação na PUCRS oferece uma base sólida dos fundamentos da computação e uma visão profunda de temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos, engenharia de software, inteligência computacional, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.

A profissional diplomada estará habilitada para atuar na indústria de software e hardware. Também poderá se vincular a projetos de pesquisa, empreender e buscar oportunidades de carreira no exterior.

Serviço
Bolsas integrais para ingresso de mulheres no curso de Ciência da Computação
Requisitos: para concorrer às bolsas é necessário possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
Etapas: registro de interesse e envio de documentação, entrevistas e participação no Vestibular de Inverno PUCRS 2021.
Inscrições: até o dia 7 de maio, no site do PUCRS Carreiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto