Logo
Imprimir esta página

Universidade oferece curso on-line gratuito 'Inteligência Emocional na Formação dos Líderes'

A Inteligência Emocional é uma competência essencial para qualquer líder. E no pós-pandemia de Covid-19 essa será uma caraterística ainda mais exigida pelas empresas. Quem afirma é a professora do curso on-line gratuito da FECAP "Inteligência Emocional na Formação dos Líderes", Daniela Medeiros.

Segundo a especialista, desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional ajudaria as pessoas, que acabam desenvolvendo doenças mentais como ansiedade, depressão e síndrome do pânico; além das empresas, que teriam menos gastos com colaboradores em licença por conta das doenças mentais.

"Estamos acostumados em nossa formação a lidar com inteligência intelectual. Saímos prontos da faculdade com as hard skills, mas, no mercado, somos colocados a duelar em um ringue sem preparo emocional para lidar com questões do dia a dia. Você pode aprender as hard skills, mas lidar com as emoções é mais difícil, porque estão arraigadas no comportamento e no nosso eu", comenta Daniela.

Mas, será mesmo que é possível "aprender a ser líder"? A especialista diz que sim. "Antigamente dizia-se que a Liderança era uma característica inata, mas teorias posteriores começaram a dizer o contrário. É possível aprender conteúdo, habilidades e a atitude para pôr em prática a liderança".

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A Inteligência Emocional é uma característica de dois eixos. No eixo das próprias emoções, existem três pilares: autoconsciência (entender e conhecer as próprias emoções), autogestão (lidar com as quatro emoções básicas do ser humano: alegria, medo, tristeza e raiva), e a automotivação (habilidade de realizar e atitude de fazer).

Já no eixo das emoções do outro, há dois pilares: empatia (reconhecer as emoções do outro) e habilidade social (lidar com a emoção do outro).

O LÍDER IDEAL

"Um líder emocionalmente inteligente reconhece emoções em si e no outro. Tem capacidade de reconhecer o estado emocional do outro, sabendo identificar se aquele colaborador tem algum potencial que não está sendo aproveitado. É preciso ter olhar de águia para reconhecer se a pessoa está passando por alguma situação no âmbito emocional. Com esse olhar, se conectar à pessoa e influenciar a vida do colaborador positivamente", diz.

Mas com tantos tipos de líderes, qual o mais buscado pelas empresas? Daniela diz que o mais "buscado" é o líder coach, mas isso depende muito de cada empresa e do momento que a organização atravessa.

"É preciso ter consciência da gestão de pessoas para alocar recursos. Ela precisa ter as pessoas certas, no momento certo. Em momentos de acolhimento, seria ideal um líder mais ‘paternalista’. Já em momentos tensos, é preciso de um líder ‘pulso firme’ para dar rumo aos colaboradores", pontua.

E, na escolha pelo "líder ideal", a empresa deve ter em mente que é ele quem vai refletir a equipe e os resultados esperados. "O líder vai ser muito reflexo da interação com a equipe. Mas mais importante é a atuação do líder para a condução da equipe. Para o exercício da liderança, o líder precisa desenvolver antes as competências em si. E a flexibilidade é uma das principais características que devem ser desenvolvidas, assim atuará nas mais diversas situações e cenários com desenvoltura", finaliza.

CURSO GRATUITO

A FECAP oferece gratuitamente o curso "Inteligência Emocional na Formação dos Líderes". O curso tem duração de 4 horas/aula e oferece certificado de conclusão, se o aluno obter aproveitamento mínimo na avaliação. Para se inscrever, basta acessar o site: http://www.fecap.br/curta-duracao/inteligencia-emocional-na-formacao-dos-lideres/

Durante o curso, o aluno vai, primeiramente, entender o que significa ser emocionalmente inteligente. A partir de então, vamos relacionar a inteligência emocional com diferentes tipos de liderança. A seguir, o aluno terá a oportunidade de identificar os comportamentos de líderes de sucesso, assim como questionar se tais comportamentos estão sendo devidamente aplicados por ele.

Finalmente, o aluno fará uma autoanálise do seu estilo de liderança e de como pode usar as ferramentas aprendidas para melhorar sua capacidade de liderar.

O curso exige do aluno sinceridade consigo e capacidade de interagir com o conteúdo que será dinâmico, exigindo muitas reflexões de cunho pessoa. Espera-se ainda que o aluno esteja disposto a quebrar paradigmas pessoais que fortalecem comportamentos, os quais, muitas vezes, travam seu processo de desenvolvimento.

A PROFESSORA

Doutoranda em Psicologia pela Unesp de Assis. Mestre em Relações Internacionais pela PUC/SP pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP/UNICAMP/PUC-SP San Tiago Dantas com pesquisa na área de Política Externa Brasileira. Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FECAP. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Autora do livro "Seu Maior Desafio é Você". Sócia na All Excellence - Consutoria e Gestão Empresarial. Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto