Logo
Imprimir esta página

Ânima Eduçação firma parceira com 65 empresas e conecta alunos ao mundo do trabalho

Mais de 31 mil estudantes já vivenciaram alguma experiência, desafio real, ou estão em estágios, programas de trainee e empregados nas empresas parceiras

Conectar a sala de aula às necessidades do mundo do trabalho sempre foi um desafio para as universidades. Para romper essa barreira, a Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais de ensino superior do país, passou a oferecer aos alunos um currículo diferenciado, que entre as principais inovações ficou ainda mais integrado ao mundo do trabalho. E firmou parceria inédita com 65 empresas e instituições com atuação nas mais diversas áreas do conhecimento em todo o território nacional como Microsoft, Oracle, AWS, Aryzta, Idea Zarvos, M.Bigucci, Siemens, Adobe, Cia de Talentos, Tribunais de Justiça, OAB, XP Inc, Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, Dasa e GSC, entre outras. Elas se tornaram parceiras da Ânima na formação dos estudantes, que passaram a experimentar o “mão na massa” e os desafios reais do mercado desde o primeiro período do curso.

“Por meio da pareceria com as empresas, o aluno tem a oportunidade de aprender com profissionais de sua área, no ambiente em que atuam. É uma forma de quebrar a barreira entre academia e mundo do trabalho. Desde a apresentação do projeto, as lideranças das empresas se mostraram dispostas a contribuir com a missão de transformação do Brasil pela educação. Os líderes se engajaram em atuar com a Ânima na formação dos futuros profissionais preparados para os desafios do mundo do trabalho e, mesmo em meio à pandemia, conseguimos concretizar essa iniciativa”, comenta a Diretora de Ensino Dual, Pesquisa e Pós-Graduação da Ânima, Juliana Lopez.

Essa maior integração com o mundo do trabalho só foi possível por meio da adoção do novo modelo de ensino pelas instituições do Ecossistema Ânima de Aprendizagem. Construído a partir dos conceitos mais atuais do mundo em educação, ele passou a contar com um currículo integrado composto por Unidades Curriculares, que no caso das que têm parceria com as empresas são chamadas de UC`s Duais. Na prática, pelas Duais professores da Ânima e profissionais das companhias atuam em conjunto e ao mesmo tempo, somando teoria de sala de aula com expertise do mercado, para discutir e ensinar o que há de mais contemporâneo e desafiador em cada profissão. De 2020 pra cá, mais de 32 mil alunos da Ânima já vivenciam algum tipo de experiência, que vai desde imersão aos valores e cultura organizacional da empresa e encontro com especialistas, até o desenvolvimento de projetos e soluções para demandas reais das organizações.

Atualmente já são ofertadas quase 60 UC`s Duais, nas dez áreas do conhecimento, disponíveis para mais de 130 cursos de graduação. A cada UC cursada, se aprovado, o aluno recebe uma certificação que comprova as novas habilidades adquiridas e já pode ser anexada ao currículo. Além disso, para conectar ainda mais empresas e estudantes, a Plataforma Vida e Carreira, exclusiva do Ecossistema Ânima, passou a ser um espaço onde os parceiros disponibilizam vagas. E também têm acesso ao banco de talentos dos universitários, o que já resultou na contratação de mais de 100 estudantes em vagas de trainee, estágio e emprego nas organizações parceiras.

Para a CEO da GSC Integradora de Saúde, Ana Elisa Siqueira, a conexão entre a empresa e o aluno da área de saúde é vital para o desenvolvimento de competências. “A Dasa GSC vem tentando transformar a saúde em um modelo de cocriação, colaborativo, onde deixamos de olhar o paciente de maneira fragmentada. Os cursos costumam oferecer isso, mas não amarram essas questões. Então, apoiar a Ânima no movimento de trazer para o nosso presente profissionais já com a cara do futuro pode fazer toda a diferença”, acrescenta ela.

Maria Beatriz, aluna de Medicina da Universidade São Judas, em São Paulo, ressalta que as UC Dual é uma oportunidade de aprender na prática. “A UC Dual proporcionada na GSC foi incrível. Vimos as diversas partes que compreendem a profissão e tivemos uma visão 360 do programa. Eu acho que todo profissional de saúde deveria ter essa compreensão completa do seu paciente. Aprender dessa forma, vendo como funciona na prática, foi extremamente importante e uma experiência muito importante para minha formação”, comenta a estudante.

Dênis Santos, aluno de Enfermagem da mesma instituição de ensino paulista também passou pela UC Dual na GSC e conta que a experiência acabou abrindo portas na própria empresa. “Participei de encontros online e presenciais com a gestora que nos explicou sobre a empresa e pudemos discutir casos clínicos reais com uma equipe multiprofissional. Conforme as atividades foram acontecendo, identifiquei uma vaga de estágio e participei do processo seletivo. O conhecimento que a UC Dual me proporcionou sobre a empresa e a profissão foi um diferencial durante a entrevista. Estou com muita expectativa para iniciar o estágio por ter a certeza de que é uma oportunidade que irá agregar muito para o meu aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional”, relata ele.

De olho no futuro, a VP Acadêmica da Ânima, professora Denise Campos, aponta que para 2021 o desafio será buscar novos parceiros. Segundo ela, a ideia é que o Ecossistema de Aprendizagem da companhia se consolide como referência no Brasil em Ensino Dual. “A Ânima sempre teve o DNA de currículo integrado em que o saber científico e acadêmico está conectado com o mundo do trabalho e a sociedade. O Ensino Dual da Ânima veio exatamente para ser referência no Brasil na formação personalizada dos novos profissionais, que serão detentores não só de sólido conhecimento em sua área de formação, mas que estejam conectados aos problemas, desejos e necessidades da sociedade e do mundo do trabalho”, acrescenta Denise Campos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto