Logo
Imprimir esta página

Qual a Diferença Entre o Estágio Curricular e o Extracurricular?

Independentemente da forma, o impacto do ato educativo é positivo e determinante para a carreira profissional

Para os estudantes, o estágio é um grande aliado. Segundo a Lei 11.788/08, esse ato tem o objetivo de contextualizar as disciplinas estudadas e o aprendizado das competências próprias da atividade profissional. Ele pode ser curricular ou extracurricular e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças. Por isso, vou explicar as distinções de cada uma.

Curricular

Vamos lá. O ato educativo escolar é denominado curricular quando é obrigatório. Ou seja, está dentro da carga horária do curso, sendo requisito para a aprovação e conquista do diploma. Nesse caso, muitas instituições de ensino (IEs) solicitam um relatório de desempenho no fim do contrato.

Essa forma é muito comum em licenciatura ou nas áreas da saúde, por exemplo, pois é fundamental o graduando praticar os conteúdos aplicados em sala de aula para exercer a profissão. Por isso, muitas universidades constroem clínicas para atendimento à população ou até mesmo para animais - no caso da medicina veterinária - e nelas seus acadêmicos se desenvolvem e aprendem colocando a “mão na massa”. Por conta disso, a remuneração não é mandatória.

Extracurricular

Já o extracurricular não é obrigatório para concluir a formação. Então, é válido como atividade opcional. Nesse caso, é prescrito o pagamento da bolsa-auxílio e do recesso remunerado. Isso, inclusive, ajuda essa juventude na manutenção dos estudos.

Para as companhias continua sendo vantajoso, pois a modalidade é diferente de emprego (regime CLT), logo, não gera vínculo empregatício. Assim, a organização fica isenta de pagar encargos trabalhistas, tais como FGTS, INSS, 13º salário e verbas rescisórias. Isso foi feito, justamente, para facilitar a admissão desse público necessitado de dar o primeiro passo na carreira.

Independentemente da forma, a carga horária deve ser compatível com as obrigações escolares. Por isso, a legislação limita a seis horas diárias e 30 semanais. Além disso, proíbe horas extras. Isso os permite organizar a rotina entre a corporação e as aulas. Afinal, educar é o foco de um país em crescimento.

Outro ponto válido para o ato educativo em geral é o tempo máximo estagiando na mesma companhia. Esse não pode exceder dois anos, exceto quando se trata de uma pessoa com deficiência (PCD). Portanto, o objetivo é criar a cultura da efetivação, pois o jovem está em busca de sua admissão e a chance de evolução na carreira.

Tanto o primeiro modo de contratação, quanto o segundo são determinados no Termo de Compromisso de Estágio (TCE), firmado pela parte concedente, IE e estagiário. Quando houver um agente de integração, ele também pode assinar.

Aos aspirantes pela tão sonhada oportunidade de estágio, aproveitem e vejam nossa aba de associados no site da Abres (www.abres.org.br), pois eles sempre divulgam vagas e conteúdos legais para ajudar nesse processo. Não perca tempo!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto