Logo
Imprimir esta página

Uso de tecnologia EAD para qualificação de profissionais ganha força com o trabalho à distância

Prática também estimula o sentimento de trabalho em equipe e integração diz coordenadora de Sistema de Gestão Integrado do Grupo Toctao, que aderiu aos treinamentos EAD

Em pleno curso das transformações sociais, aceleradas pela pandemia, a educação no Brasil foi fortemente impactada com uma migração das aulas para o ambiente virtual; e as ações de treinamento e desenvolvimento nas empresas brasileiras também sentiram o impacto desse novo normal. Os treinamentos por meio do EAD/online tomaram uma proporção inédita, representaram 44% do total das horas treinadas, tendo como destaque algo inusitado até então, as aulas ao vivo, que representaram 18% das horas de treinamento oferecidas pelas empresas brasileiras em 2020, um crescimento de 200%. O online EAD não ao vivo chegou à marca de 19%. É o que apontou a 15º edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2020-2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.

O percentual dos treinamentos realizados no meio presencial diminuiu 27%, em detrimento das soluções a distância, com ou sem tecnologia. A tendência deve persistir e se consolidar, pois 56% dos respondentes confirmaram que devem ampliar a oferta de cursos online ou EAD, implantar uma plataforma para seus cursos online ou até migrar sua metodologia para online, aulas virtuais ou blended (mescla de treinamento presencial com online).

Buscar o aumento da qualidade dos serviços e produtividade é um dos objetivos dos treinamentos corporativos, mas não só isso. Estimular a integração e o trabalho em equipe também faz parte dos objetivos. Na visão da gestora ambiental e coordenadora de Sistema de Gestão Integrado do Grupo Toctao, Cinthia Martins, os treinamentos EAD podem aumentar a produtividade individual dos funcionários, promover a capacitação acerca dos procedimentos e alinhamento de informações, mas para ela “a maior vantagem dos cursos é permitir a integração das equipes incentivando-as a trabalhar em conjunto", avaliou.

O Grupo Toctao é uma das empresas brasileiras que passou a investir mais em treinamentos para desenvolvimento de sua equipe, principalmente da área administrativa, por meio de plataforma de Educação à Distância (EAD), estimulado pela necessidade de distanciamento social. “A Toctao está aprimorando seus sistemas de gestão e os treinamentos EAD permitem que nossos colaboradores evoluam junto”, afirmou a gestora.

A empresa já incluiu na plataforma cursos operacionais do sistema interno de gestão dos recursos humanos, curso de Power BI (sistema para apresentações semelhante ao powerpoint), e curso de qualidade e de aperfeiçoamento na aplicação de revestimentos. Todos são oferecidos pela plataforma gratuita desenvolvida pela empresa Coursify.me, em que basta postar as aulas no formato de vídeo para que elas permaneçam disponíveis para acesso posterior. Com isso, os custos da formação dos profissionais também caem, pois se reduzem aos custos da produção do vídeo em si.

A engenheira ambiental, Denise Ferreira Silva, foi aluna de todos os treinamentos oferecidos na plataforma de ensino EAD. Ela os assistiu de casa e relatou que o treinamento foi importante para o seu desenvolvimento profissional. “Nos treinamentos fui orientada quanto às documentações e registros das obras, sobre as formas de redução de custos dos processos, e foi muito importante. Podemos ter um resultado muito mais efetivo quando a empresa nos capacita para desenvolver as melhores práticas em nossas funções,” avaliou Denise.

O engenheiro civil, Jader Rios, desenvolveu-se com o treinamento de Power Bi oferecido na plataforma. Ele que é responsável por apresentar mensalmente o Relatório de Análise Crítica Mensal de Obra, passou a utilizar o Power BI, pois permite uma apresentação mais dinâmica e estruturada. “Em um único arquivo eu posso consolidar todas informações e em um clique eu consigo ver como aquela variável se comportou durante todo o período da obra. Isso traz um ganho muito grande para meu trabalho”, afirmou Jader


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto