Logo
Imprimir esta página

Rede nacional de apoio entre universitários da Ânima gera acolhimento e diminui evasão

Liderado por veteranos, o ‘Projeto Acolher’ prepara os novatos para a jornada acadêmica

O início das aulas é um marco na trajetória de todo estudante que ingressa no ensino superior. Esse momento tão aguardado reúne sentimentos como curiosidade, dúvidas e ansiedade sobre o dia a dia da jornada universitária. Pensando nisso, alunos veteranos das instituições de ensino da Ânima Educação que já vivenciaram essa apreensão comum de quem é novato, decidiram arregaçar as mangas para receber os novos colegas. Foi assim que surgiu o Projeto Acolher, uma inciativa de veterano para novato que se tornou Projeto de Extensão do Ecossistema Ânima, e pode ser considerada a maior e mais inovadora rede nacional de apoio e acolhimento de universitários do país.

O projeto foi lançado em junho de 2020, pensado e liderado pelos próprios alunos. E apesar de ainda recente, já alcançou e auxiliou mais de 28 mil novos universitários das instituições de ensino da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país. E envolveu também mais de cem alunos veteranos que se inscreveram no projeto. A iniciativa já apresenta resultados expressivos contribuindo com a queda da evasão de calouros que atualmente é menor que 2% entre os que participam das ações do Acolher.

“O Projeto Acolher nasce da experiência de veteranos, que já viveram a fase de transição para o ensino superior, com a necessidade de ações de integração dos calouros por parte de toda a comunidade acadêmica. Desta forma, a expectativa positiva com que os novatos chegam à universidade em relação à sua experiência acadêmica se torna uma realidade. A Ânima apoia e orienta os alunos do Projeto Acolher nas ações e isso garante a legitimidade da fala e das propostas, que são de estudantes para estudantes.” explica Monica Fardin Grasseli, Diretora do Sucesso do Estudante.

A dinâmica do projeto traz aprendizados para todos os envolvidos. Dividido pelas áreas do conhecimento em ‘Gerúndios’, o Acolher agrega veteranos de diversas graduações: Arquitetando (Arquitetura e Urbanismo & Design), Codando (TI & Comunicação), Comunicando (Comunicação & Artes), Cuidando (Ciâncias Biológicas & Saúde), Desembolando (Psicologia e Serviço Social), Engenheirando (Engenharias), Ensinando (Licenciaturas), Endireitando (Ciências Jurídicas), Negociando (Gestão & Negócios), Veterinando (Ciências Agrárias).

Assim que se matriculam, os novos alunos recebem contato personalizado com convite para participar do projeto por meio do Ulife – plataforma acadêmica exclusiva do Ecossistema Ânima. A partir daí, os ‘Gerúndios’ passam a oferecer atividades como palestras, cursos, tira-dúvidas e oficinas, apoiados pelos coordenadores da graduação. Nessa troca, os novatos têm a oportunidade de dar início à trajetória acadêmica já integrados a uma rede nacional de amigos, além de poder se preparar para o início das aulas em cursos de nivelamento e reforço de conteúdo. E os veteranos podem desenvolver skills e competências socioemocionais consideradas fundamentais para os profissionais do futuro como empatia, networking e trabalho colaborativo ou em rede.

De acordo com Heber Pegas, estudante de Engenharia Civil da Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, mais que acolhimento, o Acolher é pensado para facilitar a transição dos novatos para dentro do ambiente universitário. “É uma satisfação muito grande ajudar os colegas que estão chegando agora repletos de dúvidas e questões. Como um dos líderes da iniciativa, tive a oportunidade de aprender sobre liderança, trabalho em equipe, comunicação, desenvolvimento humano, entendendo o problema do outro e fazendo o máximo para ajudá-lo, além de estar em contato com os calouros de outros estados”, ressalta ele, que faz parte ‘Engenheirando’, o primeiro “Gerúndio” criado.

Após o início das aulas, os veteranos que já participam do projeto convidam outros veteranos de todas as instituições da Ânima para que possam apadrinhar um novato e ajudá-lo em sua trajetória acadêmica. Toda essa trilha de acolhimento é divulgada pelo perfil dos ‘Gerúndios’ e Projeto Acolher no Instagram.

Para aluna de Engenharia da Una, Aline Matos, o acolhimento tem função importante na socialização no novo ambiente. “Ser acolhida pelo ‘Engenheirando’, tem uma importância grande na minha vida acadêmica. Estava chegando à universidade, ainda não conhecia os colegas da turma, mas tinha muito interesse em aprender. Então essa recepção calorosa proporcionou conhecimento através dos cursos disponibilizados pela equipe de acolhimento e a integração com os veteranos do curso. Isso facilitou a relação com os colegas na universidade e tornou o início dessa nova jornada muito mais agradável”, comenta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto