Logo
Imprimir esta página

Em tempos de pandemia, tecnologia é aliada fundamental na jornada da educação

Se reinventar diante das necessidades constantes de inovar no ensino é apenas um dos desafios do setor no Brasil e números apontam que as plataformas de educação online são as grandes aliadas para o sucesso da empreitada

Como tirar os alunos das salas de aula, garantindo que eles tenham acesso à uma educação de qualidade, com saúde e segurança? Esse foi o principal questionamento das companhias de educação, que encontraram nas plataformas de ensino online as respostas para as adversidades da pandemia.

Propondo conhecimento facilitado e eficiente, dentro de um ecossistema educacional, as edtechs deixaram de ser tendência e se tornaram realidade. Conquistaram papel de protagonistas desta jornada e prova disso está no relatório da consultoria Distrito Edtech Report 2020, que mostra que as lacunas abertas pela crise de Coronavírus fortaleceram ainda mais as startups de educação. Segundo o levantamento, os investimentos no segmento superaram US﹩ 11,5 bilhões durante a pandemia, cifras que provocaram um boom no setor - atual líder do ranking brasileiro de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Hoje, elas representam 5,9%, das 13.616 startups no segmento no país.

"Sem dúvida, diante de um cenário tão adverso, investir em transformação digital foi um passo definitivo para que nossas escolas garantissem que os alunos se mantivessem em atividade constante", declara Fabrício Alves, Diretor do Colégio e Curso Physics, que investiu nas soluções digitais da Plataforma A+, para tornar a jornada da educação mais acessível, sem abrir mão da qualidade. "A Plataforma A+ foi nossa grande vantagem competitiva em 2020. Com as soluções educacionais integradas, pudemos dar continuidade ao cronograma de ações e aulas, mesmo durante a pandemia. Em um momento tão difícil, nossos estudantes continuaram com as atividades e provas e nós tivemos todo o controle acadêmico deles, com acompanhamento do rendimento", constatou o gestor.

O exemplo do Physics foi seguido por outras 56 instituições de ensino que apostaram no modelo de negócios oferecido pelo hub para conectar estudantes por meio da tecnologia inovadora, seguindo as diretrizes e metodologias disponíveis, como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa. Bruno Mota, CEO da Plataforma A+, destaca que o hub está em atividade há pouco mais de dois anos no mercado nacional e impacta diretamente a jornada de mais de 31 mil estudantes. "Nos empenhamos em desenvolver um hub de soluções integradas de ensino e gestão não apenas para aprofundar o conhecimento, mas também para ampliar a efetividade da aprendizagem. Diante da pandemia, fomos para dentro das casas dos nossos alunos, gestores e professores para transmitir conhecimento de forma eficiente e com qualidade. Já superamos a marca de 15.000 horas de aprendizado", celebra.

Tecnologia para entregar soluções para as escolas e garantir aprendizado e engajamento

Criada para oferecer toda a estrutura de uma escola na palma da mão, a edtech deve chegar a 160 mil alunos em até 4 anos e para isso empenha investimentos que potencializam a comunicação entre gestores e conectam toda a rede em um único sistema, dando fluidez e fortalecendo também a relação de confiança aluno-professor.

Além de entregar aos setores administrativos acesso aos procedimentos operacionais, a Plataforma A+ permite que os pais recebam informações sobre a rotina escolar, comunicados e dados consolidados do desempenho dos estudantes. "Nosso objetivo é simplificar o uso da tecnologia dentro de sala de aula, superando os desafios e alinhados às metodologias atuais, como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa. Temos foco na experiência de escolas, alunos e pais com nossas soluções e valorizamos o acompanhamento integral dos indicadores de uso e satisfação, como NPS, Customer Effort Score e Customer Satisfaction. A última pesquisa realizada internamente, aponta um índice de aceitação das escolas parceiras superando 97,6%", celebra Mota.

Sobre a Plataforma A+:

A eliminação de etapas burocráticas no processo de matrícula e rematrícula é outro benefício da plataforma. Por meio da Plataforma A+, em apenas 7 minutos é possível inserir os dados dos alunos, assinar contrato, gerar o boleto ou definir outra forma de pagamento. Além disso, o sistema permite que cada gestor personalize relatórios e indicativos, além da navegação, integrando com a identidade visual da escola. "Pensamos em todas as alternativas de diversificação do nosso portfólio de produtos, para que ele atenda aos diversos envolvidos na rede. Foram meses dedicados a elaborar um modelo de negócio que seja seguro e resolutivo, que garanta entregar valor à educação privada no País", assegura Bruno.

Diante de um mercado de startups cada vez mais aquecido, outro diferencial do hub é a diversidade dos serviços ofertados e a possibilidade de expansão para atender os diferentes públicos e suprir as principais necessidades das lideranças educacionais. Segundo o CEO, a estratégia da Plataforma A+ é se manter atenta às transformações e exigências que o mercado exige para fornecer às instituições processos de gestão cada vez mais eficientes, garantindo a perenidade de suas marcas e sua sustentabilidade econômica.

"Dentro da plataforma, as vantagens são inúmeras. Os alunos têm acesso a conteúdos elaborados por especialistas e podem criar e organizar os materiais escolares. Na biblioteca online, oferecemos um acervo de milhares de títulos, crônicas, jornais e tirinhas. Além disso, no ambiente virtual, aplicamos simulados e provas a partir de um banco de dados com milhares de questões, todas com correção automática. Outro diferencial é o espaço de relatórios de uso e desempenho com distinção por série, turma, aluno, professor ou disciplina e, como espaço multiplataforma, a leitura dos alunos pode ser feita independente do dispositivo de acesso, com a opção de download para leitura offline. E, para engajar a interação dos nossos alunos, nossa plataforma é gamificada. Por meio de inteligência artificial podem dar sugestões de leitura personalizadas", detalha o CEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto