Logo
Imprimir esta página

Educação socioemocional: documentário mostra a transformação na vida de crianças das escolas municipais de Boa Vista

Com produção do Instituto Vila Educação, que implementa o Programa Compasso Socioemocional no Brasil, o documentário No Compasso das Emoções será lançado dia 16, no YouTube

Uma sensação de gratidão, esperança e amor. É assim que as diretoras do Instituto Vila Educação, Debora Schaffer e Marcela Almeida, descrevem o desenvolvimento do Programa Compasso Socioemocional junto às crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, de toda rede municipal de Boa Vista, em Roraima. Implementado em 91 escolas, o Compasso impacta mais de 35 mil estudantes da região.

Esse sentimento, fundamentado na transformação que o programa proporcionou na vida dos alunos e dos membros da comunidade escolar de Boa Vista, inspirou a produção do documentário No Compasso das Emoções, que será lançado no próximo dia 16, no canal do instituto no YouTube.

“Durante os dois primeiros anos de implementação do Compasso em Boa Vista, realizamos inúmeras visitas nas escolas para ver de perto o desenvolvimento do projeto. Ouvimos os desafios e as diversas histórias de sucesso com o programa, que nos mostraram o quanto ele era capaz de transformar, de forma muito significativa, as relações entre alunos, professores e famílias, além de motivar para o processo de aprender e prosperar na vida”, destaca Debora Schaffer, diretora do Instituto Vila Educação.

A partir disso, as diretoras tiveram certeza de que essas histórias precisavam ser contadas para todo o Brasil, a fim de que os impactos possíveis com a aprendizagem socioemocional pudessem ser conhecidos, e nada melhor do que mostrar isso por meio dos próprios atores envolvidos. No filme, o público irá conhecer as histórias da Nicole, do Adonai e do Vitor, que tiveram suas vidas diretamente transformadas pela educação socioemocional.

“O socioemocional é um aprendizado aparentemente subjetivo e difícil de mensurar. Com o documentário, poderíamos sensibilizar as pessoas de uma forma mais perceptível de como se dá a educação socioemocional nas escolas, além dos benefícios que ela proporciona para toda a sociedade”, explica Marcela Almeida, diretora pedagógica do Instituto Vila Educação e do Programa Compasso.

No Compasso das Emoções: a produção

Para viabilizar a produção do documentário, Debora entrou em contato com a então prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, que abraçou a ideia e disponibilizou uma equipe de suporte local para a produção.

Entre os profissionais envolvidos, o No Compasso das Emoções contou com 15 pessoas trabalhando ativamente durante uma semana de gravações e mais de 30 envolvidas indiretamente, entre equipe do Instituto Vila Educação, equipes da Prefeitura, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Educação e produtora local, além dos entrevistados.

Com o documentário, o Instituto Vila Educação espera sensibilizar as pessoas para a potência que é implementar a aprendizagem socioemocional em toda a rede de educação de um município, mostrando que professores, alunos, pais, governantes, todos da comunidade sentem os impactos desse aprendizado e o quanto ele é capaz de transformar vidas.

Além disso, pretende destacar como o Programa Compasso, que é direcionado às escolas públicas do Brasil, promove empatia, colaboração, mais afetividade e respeito, ensinando os estudantes a lidarem com as próprias emoções e com as dos outros, a se planejarem para resolver problemas de forma segura e respeitosa e a lidarem com os erros e não desistir.

“Que cada um que assista ao filme sinta o desejo de ver esse programa em sua escola, em seu município, para seu filho, para sua família… que se sintam contagiados pela educação socioemocional e busquem formas de promovê-la e multiplicá-la em cada escola de nosso país”, conclui Marcela.

Sobre o Instituto Vila Educação

Criado em 2014, o Instituto Vila Educação (IVE) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, que visa contribuir para o desenvolvimento humano por meio das habilidades socioemocionais em diversos contextos sociais. Entre as iniciativas, desenvolve e implementa o Programa Compasso Socioemocional, um programa estruturado de aprendizagem socioemocional, em escolas públicas de Ensino Infantil e Fundamental 1. Além disso, realiza consultorias, palestras, workshops e cursos alinhados ao desenvolvimento de competências socioemocionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto