Logo
Imprimir esta página

Dia da Mulher: professoras dão dicas sobre como abordar o tema em sala de aula e inspirar garotas

Dia da Mulher: professoras dão dicas sobre como abordar o tema em sala de aula e inspirar garotas

Educadoras de humanas, exatas e biológicas do Sistema de Ensino pH reforçam a importância de resgatar figuras como Maria Leopoldina, Katherine Johnson e Nise da Silveira

O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para levantar debates acerca da representatividade feminina e desigualdade gênero no Brasil. Na sala de aula, o 8 de março também deve fugir da superficialidade da comemoração e oferecer uma reflexão. Por isso, as professoras e autoras do Sistema de Ensino pH Rafaela Mateus (História), Claudia Lúcia (Matemática) e Heloísa Simões (Biologia) comentam sobre como trabalhar a presença feminina em suas áreas.

Como trabalhar o tema em sala de aula?

Nas aulas de História, Rafaela conta que busca reinserir a participação de personalidades femininas. “Um exemplo clássico foi a importância da Dona Leopoldina. A História Oficial explica a Independência do Brasil feita por D. Pedro no Sete de Setembro, quando, na verdade, quem assina a independência do Brasil é a Dona Leopoldina no dia 2 de setembro junto ao conselho de Estado.”

As educadoras ressaltam que a presença feminina deve ser um tema recorrente nas aulas, não apenas na ocasião do 8 de março. A professora Heloísa segue essa linha ao falar frequentemente sobre quem está por trás do conhecimento científico, que geralmente é conhecido apenas por um sobrenome. “É o caso de Margulis, que as pessoas conhecem da ‘Hipótese de Margulis’. Mas eu sempre falo sobre a Lynn Margulis, para que as pessoas saibam que ‘Margulis’ é uma mulher.”

Desafios existem, mas devem ser enfrentados

“Na minha área, a área de ciências, é importante que as alunas percebam que a ciência é realizada por todos, a aptidão e o gosto não dependem do gênero do indivíduo”. A afirmação da educadora se refere à presença de mulheres em ciências e exatas. De acordo com pesquisa divulgada pela UNESCO em 2018, apenas 30% das pesquisadoras do mundo todo atuam nessas áreas.

A professora Cláudia acredita que o papel dos educadoras nesses momentos de desafio é mostrar exemplos reais, para que as alunas entendam que qualquer carreira é possível. “É importante motivar os alunos quanto a importância da mulher na composição do mundo moderno”, completa.

Repertórios e inspirações

Ela aconselha que os estudantes busquem mais sobre figuras como Katherine Johnson, cientista negra responsável por realizar as contas que garantiram a ida e volta dos astronautas ao espaço na NASA, e Hipátia de Alexandria, a primeira mulher matemática da história. Na área de história, a professora Rafaela sugere a leitura do livro “História das Mulheres no Brasil”, de Mary Del Priore, e o filme “As Horas”, que conta a história de três mulheres temporalmente separadas, mas que enfrentam problemas bastante semelhantes.

Por fim, a professora Heloísa indica o filme brasileiro “Nise: O Coração da Loucura”, que conta a história da Nise da Silveira. “Eu acho a trajetória de vida dela fantástica, pelo trabalho que ela desenvolveu com a questão da mente humana, como médica. Apesar de não trabalhar com essa área, eu acho uma história muito inspiradora.”

Sobre o Sistema de Ensino pH – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto