Logo
Imprimir esta página

Plataforma busca democratizar acesso à educação moderna e de altíssima qualidade

Com a proposta de substituir integralmente apostilas e livros didáticos, a Cloe quer ampliar o alcance da aprendizagem ativa, tecnológica e bilíngue

Levar a todos os alunos do país um tipo de aprendizagem que atualmente beneficia apenas um grupo muito elitizado. É esse o objetivo da Cloe, plataforma educacional criada em 2019, que vem chamando a atenção pela sua rápida expansão em todas as regiões do Brasil. Digital, interativa e de baixo custo, a plataforma propõe que instituições privadas e públicas deixem para trás de forma definitiva o modelo educacional baseado em apostilas e livros impressos, com estudantes sentados em fileira ouvindo o professor, de forma passiva.

Completa, a Cloe traz todo o conteúdo programático do ensino básico em formato digital, assim como propostas de projetos educacionais (chamado de Expedições), em que os estudantes resolvem problemas da vida real utilizando esse conteúdo de maneira ativa. Assim, a Cloe permite o desenvolvimento de habilidades que vão além do conhecimento de conteúdos, em todas as disciplinas, incluindo Matemática, Português e Ciências. Além de cobrir o currículo obrigatório e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, a plataforma traz conteúdos e Expedições sobre temas como tecnologia, economia e empreendedorismo, cultura e sociedade, dentre outros.

A escola pode optar por ministrar as aulas em português ou inglês, já que a Cloe é equipada com recursos de ensino bilíngue. E, para trabalhar com as metodologias e abordagens da Cloe, o professor recebe uma formação semanal em aprendizagem ativa dos educadores da Camino School, a escola trilíngue alocada em São Paulo, bem como um curso de aprendizagem ativa desenvolvido em parceria com a Universidade de Columbia, referência mundial em formação docente.

Além dos conteúdos e Expedições, a Cloe tem um canal de comunicação entre professores e estudantes, que funciona também na educação à distância ou híbrida. E traz todas as avaliações de conteúdo e habilidades, bem como um portfólio de registro do trabalho dos estudantes. "A Cloe é nativa digital e completa. Nosso mantra sempre foi facilitar de verdade a migração das escolas para esse novo mundo, respeitando seu ritmo e escolhas", diz Fernando Shayer, mestre em educação pela Universidade de Columbia e fundador da Cloe.

"O que estamos fazendo de diferente hoje é aquilo que sabemos que é necessário na educação da nova geração: o estudante aplica os conteúdos na resolução de problemas da vida real junto com outros estudantes, ao invés de apenas aprender conteúdos sozinho - e o professor atua como um facilitador desse processo. Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido ao estudante comprar, carregar na mochila e depois colocar numa prateleira para nunca mais consultar, pilhas imensas de apostilas. Isso é passado: conteúdo antigo, desatualizado, pesado, prejudicial à Natureza e, principalmente, ultra caro. Menos investimento em apostila leva a mais investimento em aprendizagem que importa, é a tecnologia que hoje permite essa migração", complementa Shayer.

Engana-se quem pensa que só escolas altamente digitalizadas conseguem implementar a Cloe. Por meio de parcerias com a Apple e o Google for Education, a plataforma oferece uma melhoria da infraestrutura tecnológica da instituição, com aumento da capacidade da internet e disponibilização de dispositivos aos professores e estudantes, entre outros recursos. E mesmo quem opta por não ter essa infraestrutura pode ter acesso a todos os recursos da Cloe: os estudantes podem acessar a plataforma de seus próprios celulares, ou o professor pode baixar e imprimir apenas a aula que dará naquele dia. Isso torna a Cloe muito democrática.

Pode parecer um modelo futurista, mas o segredo para torná-lo acessível é simples: a economia com o papel e logística. Para usar a Cloe, mesmo contratando a melhoria de infraestrutura, a escola faz um investimento menor quando comparado ao feito com aquisição, transporte e armazenamento de materiais didáticos impressos.

Isso tudo explica a rápida expansão da plataforma, que, com um ano de existência, já chegou a 275 escolas privadas e públicas em todas as regiões do Brasil, impactando cerca de 100 mil estudantes. Este ano, a plataforma está desenvolvendo a expansão de seu conteúdo também para o ensino médio, com previsão de implementação pelas escolas a partir do início de 2022. No que depender da Cloe, a aprendizagem como conhecemos hoje - analógica e passiva - em breve será página virada na história da educação.

Sobre a Cloe

Fundada em 2019, a Cloe é uma plataforma digital de aprendizagem ativa criada para apoiar escolas e educadores em todo o mundo. Por meio dela, escolas acessam projetos que integram diversas metodologias ativas e desenvolvem competências alinhadas à BNCC, que podem ser aplicadas em todas as salas de aula e disciplinas de qualquer escola. A plataforma digital, materiais e conteúdos Cloe foram elaborados junto a especialistas da Teachers’ College, da Columbia University - referência global em pesquisas sobre educação. A empresa conta atualmente com mais de 400 colaboradores e faz parte da Camino Education, um grupo educacional que também é mantenedor da Camino School, e cuja missão é enriquecer a aprendizagem de milhões de estudantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto