Logo
Imprimir esta página

Mesmo com crise, mais brasileiros pretendem em estudar na França

País registra um aumento de 70% das candidaturas para 1º ano da graduação; candidaturas para 2º e 3º ano da graduação e pós continuam abertas até 4 de março

Apesar de todos os impactos da crise sanitária mundial causada pela Covid-19, os jovens brasileiros continuam interessados em estudar na França. As aplicações para o 1º ano da graduação nas universidades públicas, encerradas no dia 15 de janeiro de 2021, aumentaram de um total de 54 interessados em 2020 para 92 candidatos em 2021. As inscrições são feitas por meio do site do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior, que continua recebendo aplicações para 2º e 3º ano da graduação e pós-graduação até o dia 4 de março de 2021.

Segundo a avaliação da Adida de Cooperação Universitária e diretora do Campus France Brasil, Maud Pelissier, esse aumento revela mais uma vez a forte atratividade do ensino superior francês para os estudantes brasileiros. “Também é importante ressaltar o engajamento da equipe do Campus France Brasil durante todo o ano de 2020, que soube se adaptar à crise sanitária e trabalhou para manter contato próximo com os estudantes brasileiros, oferecendo a ajuda necessária para orientá-los da melhor forma possível em sua escolha de estudar na França e acompanhando seus processos de candidatura até a obtenção do visto”, afirma Maud Pelissier.

A estudante Beatriz Pinheiro, que tem 20 anos, chegou a pensar em desistir da candidatura mas deu continuidade aos planos: “Não o fiz porque não já nenhuma garantia de que a crise econômica e sanitária terá acabado no próximo ano”. Além disso, a estudante argumenta que a espera poderia resultar numa redução de possibilidades, já que as universidades tendem a conceder cada vez menos bolsas de exoneração das anuidades.

Processo seletivo

Para participar do processo seletivo, o candidato deve criar um dossiê eletrônico com informações sobre o percurso acadêmico e profissional, além de motivação e outros anexos. As informações detalhadas sobre a quantidades de cursos que podem ser indicados, o calendário e o processo de candidatura estão disponíveis no site do Campus France Brasil.

Universidades públicas e benefícios para brasileiros

Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas. Segundo dados da Unesco, a França é o 5º país do mundo que mais acolhe estudantes internacionais. O Brasil, representado por mais de 5 mil pessoas, é o primeiro país latino-americano e o 15º do mundo com mais presença nas universidades francesas.

O custo relativamente baixo dos estudos é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 a 3.770 euros anuais. Nos estabelecimentos privados, o custo pode variar entre 5.000 e 16.000 euros por ano.

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Bolsas Bienvenue en France e exonerações parciais das universidades

Ao realizar a candidatura através da plataforma do Campus France Brasil, os candidatos já concorrem, automaticamente, a bolsas de exoneração parcial das taxas anuais. Com o benefício, as taxas caem de 3 a 4 mil euros por ano a, no máximo, 243 euros por ano. Essas bolsas são concedidas pela Embaixada da França no Brasil (Bolsa Bienvenue en France) ou pelas próprias universidades francesas.

No ano letivo 2020-2021, que iniciou em setembro de 2021, quase 50% dos estudantes aprovados pelas universidades receberam uma das duas bolsas de exoneração parcial da anuidade.

Sobre o Campus France

Presente em mais de 120 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada ao Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa e ao Ministério das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.

A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. Atualmente, conta com escritórios em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto