Logo
Imprimir esta página

Com incertezas sobre as aulas presenciais, criar um ambiente adequado para estudos em casa se tornou fundamental

Conforto, bem-estar e até mesmo saúde mental: arquiteta dá dicas do que deve ter no espaço e o que deve ser evitado para que as crianças não desviem o foco das atividades escolares.

Atualmente muitos pais precisaram organizar a casa e encontrar um espaço adequado para o home-office, mas o cantinho de estudos para os filhos também merece uma atenção especial. Um balanço do governo de São Paulo aponta que 77 casos de Covid-19 foram registrados entre professores e alunos na primeira semana de volta às aulas. O levantamento, segundo o governo paulista, foi realizado em 4.500 instituições de ensino de todo o estado. Entretanto, há estados e municípios que não optaram pela abertura das escolas nesse momento.

Sendo assim, muitas crianças estão estudando de casa e qualquer distração ou postura errada no momento da lição e aulas online, pode acarretar problemas futuros. A arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, que em 2020 entregou mais de 2 mil ambientes decorados em casas e apartamentos de todo o Brasil, afirma que, de fato, houve uma preocupação maior em criar espaço para os estudos dos filhos e o home-office para os pais. “Na pandemia, as pessoas começaram a olhar mais para dentro de casa e, além da repaginada em cozinha e sala de estar, diante da necessidade de estudos e trabalho, precisaram adaptar e repensar em espaços para essas finalidades”, afirma.

Pensando nisso, a arquiteta preparou quatro dicas de como o espaço destinado aos estudos precisa ser. Confira:

- O ambiente ideal:

O local precisa ser escolhido com muito cuidado, pois para as lições ou aulas online, é preciso muita concentração. Estudar na sala ou na cozinha é difícil porque é fácil perder a atenção. O local ideal precisa ser limpo, arejado, organizado e confortável, além de não ser um lugar de circulação de pessoas ou com muitas distrações. Sendo assim, muitos preferem criar esse cantinho no próprio quarto, que acaba sendo um espaço mais reservado.

- Cadeiras e escrivaninhas:

É preciso ficar atento ao tamanho do espaço, para que os móveis sejam compatíveis com o ambiente escolhido. Além disso, é importante ter uma escrivaninha e uma cadeira adequada que irá ajudar nas horas de estudo. Indicamos o uso das bancadas com 50cm para quem usa laptop e 60cm para quem usa desktop. Se você usa mais de um monitor, 60-70cm é uma medida perfeita para estudar. Dê preferência aos modelos de cadeiras com regulagem de altura e apoio para os braços, pois ajudam a ficar com a postura correta e evitam problemas futuros, como dor nas costas, entre outros. O apoio para os pés também é fundamental.

- Iluminação:

Esse tópico merece uma atenção especial e geralmente é a grande dificuldade de muitos pais. O espaço destinado para os estudos precisa de uma boa iluminação, de preferência com janelas, pois além da iluminação natural, a ventilação e a conexão com o ambiente externo fazem toda a diferença na rotina. A escolha da temperatura de cor da iluminação também é fundamental: luz fria acorda, ou seja: é indicada para os estudos. Para não errar, escolha a temperatura neutra ou fria!

- Aposte nos nichos e prateleiras:

Todo estudante possui muitos livros e cadernos. Sendo assim, para manter a organização e esses materiais de consulta sempre por perto, os nichos e prateleiras são fundamentais no ambiente destinado aos estudos. Assim, evitam distrações e que o estudante saia para procurá-los em outros ambientes.

Para saber mais sobre a ArqExpress, acesse: https://www.arqexpress.com.br/

Sobre a ArqExpress:

A ArqExpress é uma plataforma de arquitetura e decoração lançada em 2015 para melhorar o bem-estar e levar conforto ao dia a dia dos brasileiros. Criada por Renata Pocztaruk, chamada por seus seguidores no Instagram de Rainha da Arquitetura, a empresa é o mais inovador escritório de arquitetura do Brasil, entregando projetos de alta qualidade, em tempo recorde e com metodologia inédita. Além disso, a marca é referência no setor de educação e oferece treinamentos e mentorias para estudantes, arquitetos, decoradores e empreendedores, com mais de 50 cursos, 10 livros e quase 100 mil alunos. A empresa conta com escritórios distribuídos em 20 cidades brasileiras e mais de 100 arquitetos parceiros para atender todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto