Logo
Imprimir esta página

Volta às aulas tem protocolos de segurança e ensino híbrido

Escola Champagnat retomou atividades presenciais com rodízio de turmas e rígido protocolo de saúde

A região de Presidente Prudente avançou para a fase amarela no Plano São Paulo. Com a melhora nos índices de controle da pandemia, as aulas presenciais que estão retornando gradualmente desde o dia 8 de fevereiro, podem receber 70% de sua capacidade, respeitando as regras de distanciamento social.

Na Escola Champagnat de Presidente Prudente, por exemplo, a maioria das famílias optaram pelo método presencial, após meses de afastamento da escola. As turmas participam mediante rodízio, ou seja, grupos de estudantes se revezam a cada semana entre atividades presenciais e online, alternadamente. Da Educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental estão voltando em sua totalidade ao ensino presencial, além do 3º ano do Ensino Médio. Já do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, está sendo implantado o rodízio de 50% dos alunos, assim como na 1º e 2º série do Ensino Médio. Há também a possibilidade de ensino exclusivamente remoto para famílias que optarem por esse modelo.

Prevenção e cuidado

Entre as ações adotadas pela escola desde o ano passado estão: disponibilizar álcool em gel 70% nas salas de aula, nos corredores e nas proximidades das saídas; desinfetar espaços de uso comum (corrimões, maçanetas, etc.); realizar medição da temperatura no ingresso às unidades; aumentar o fluxo de ar e ventilação nos ambientes fechados; aumentar a frequência da limpeza dos sanitários e reduzir o número de pessoas nos banheiros.

No espaço físico das escolas, foi implantada sinalização para garantir o distanciamento social, novas entradas e saídas para diluir o fluxo de alunos e familiares e instaladas pias para higienização. Os bicos dos bebedouros e os braços das catracas também foram retirados, entre outros pequenos ajustes para garantir a segurança no retorno escolar. Outra medida importante foi a mudança nos horários das atividades presenciais para desconcentrar o fluxo de alunos na entrada, nos intervalos e na saída da escola.

De acordo com o diretor da Escola Champagnat de Presidente Prudente Gleison Gomes Pimentel as opiniões e necessidades das famílias também estão sendo ouvidas. “O modelo híbrido implantado visa acolher as famílias que precisam mandar seus filhos para a escola para poder trabalhar, por exemplo, e manter o modelo remoto para aquelas que preferirem ficar em casa”, esclarece.

Saúde e educação

Para assegurar a segurança de alunos, professores e colaboradores, as escolas do Grupo Marista seguem um protocolo chancelado pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pelo Hospital Marcelino Champagnat (HMC). O hospital integra um seleto grupo de instituições de saúde no Brasil reconhecidas pela Joint Comission International (JCI), a maior acreditação do mundo de qualidade e segurança em atendimento ao paciente, e é referência no estado no atendimento da Covid-19.

Desenvolvido pela área de Educação Básica do Grupo Marista, o protocolo orienta o retorno das atividades nas 39 unidades particulares e sociais distribuídas em quatro estados e no DF. O material é um guia que reúne as principais orientações de órgãos internacionais e nacionais de referência, incluindo as demandas características da área educacional, com a chancela do time de especialistas do HMC e da Escola de Medicina da PUCPR.

Sobre a Escola Champagnat: Com um sistema de ensino baseado na aprendizagem criativa, a Escola Champagnat permite aos alunos vivenciarem o aprendizado de forma dinâmica, com a mão na massa e a resolução de problemas. Além de aulas diárias de inglês, também fazem parte da rotina educacional aulas com elementos da robótica e recursos da Microsoft, como o Minecraft.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto